Última hora

BIG BROTHER DO TRÂNSITO: VÃO MEXER NO SEU BOLSO

Compartilhe!

SINIAV, um ponto de vista.

por JB Mahar

 No próximo mês o Governo federal começa a implantar o SINIAV, um sistema de monitoramento eletrônico por GPS de TODOS os carros do Brasil. Isto que dizer que o governo vai saber o tempo todo onde você está, onde parou e a que velocidade está durante o percurso. Como o sistema vai ser terceirizado como são os detetores de velocidade da indústria da multa, NINGUÉM escapará. A possibilidade de lucro é imensa. Só a Prefeitura de São Paulo orça que os valor arrecadado de multas de velocidade em 2013 será de 925 MILHÕES DE REAIS, dos quais dez por cento vão para os arrecadadores terceirizados. Isso é igual, guardadas as devidas proporções regionais, para todo o Brasil,, onde criou-se uma nova classe de milionários a partir de um direito e dever do Estado que não pode ser terceirizado, que é o Poder de Polícia. Daí para a Companhia do Robocop, a Polícia terceirizada, é um passo, pois esse trabalho é ilegal e inconstitucional: o crime ou contravenção não pode ser fonte de lucro!

O SINIAV se baseia em um ponto eletrônico do tipo passe livre de pedágio, que emite o tempo todo um sinal de GPS para os mega computadores do sistema, que valem muito…Mas para hospital e escola que é bom não há dinheiro, fazendo do país o paraíso dos planos de saúde e das escolas particulares, onde há uma possibilidade maior de salvação ou de aprendizado. Mas para um supercomputador que controle uma frota estimada em mais de 60 milhões de veículos não falta capital…

O problema é que já com a indústria da multa atual os grossos infratores estão desaparecendo, pois dirigir em um país que não tem transporte publica decente é um privilégio vital para viver, vale muito. E os lucros vêm caindo com as contra medidas eletrônicas como um bom GPS com a localização dos radares como existe na Internet, o que motivou verdadeiramente a “evolução”.

O novo sistema pode ser imune a interferências defensivas. Não estou defendendo o infrator contumaz, a ameaça ao bem estar e à segurança publica, mas imagine que o mínimo erro de controle de um acelerador, daqueles que pode acontecer em uma descida de estrada onde se passa dez km/h do limite por distração ou mesmo por manter o acelerador pressionado, pode gerar uma multa de 127 Reais e cinco pontos na CNH.

Além disso vai ser possível localizar cada carro onde estiver, aí vem a grande justificativa: vai diminuir o numero de roubos de carro por ser fácil localizá-los. Será que nossa Polícia vai mesmo atrás dos carros roubados e localizados? Mais importante ainda, em um país onde os seguros de carros são dos mais altos do mundo o valor deles vai cair, já que o risco segurado vai ser oficialmente ínfimo? Como brasileiro tenho as minhas duvidas…

O pior é que os ricos terão um meio de escapar disso tudo, pois se o carro é registrado em nome de uma pessoa que não tem CNH ou de uma firma, e se o autor da infração não for nominado, paga-se a multa em dobro e o problema acabou.

O sistema vai ser instalado em todos os carros de ano modelo 2013, os carros de frota que usamos no nosso trabalho de avaliação. Esse trabalho exige que se rode com o carro de forma intensa para contar ao leitor o que não está nas fotos e não é possível descobrir em uma voltinha no quarteirão com o vendedor do lado. Eu quero saber quantos de nós ainda teremos CNH no final de 2013 com o acumulo de pequenos erros que são da própria natureza humana.

George Orwell escreveu um livro chamado “1984” onde profetizava que um governo totalitário de um futuro distante teria o controle total de cada cidadão por meio de um sistema chamado de “Grande Irmão”, o “Big Brother” de verdade. Huxley errou por 28 anos…

 

Visite meu Blog, divulgue
para sua lista de amigos
o mundo locomóvel do Mahar:

Compartilhe!
1714384765