Última hora

A morte de Claudio Demaria, ex-engenheiro da FCA

Compartilhe!

O engenheiro italiano Claudio Demaria, que chefiou o desenvolvimento de diversos automóveis da Fiat, como Uno, Punto e Argo, faleceu no dia 22 de outubro aos 68 anos. Demaria passou por uma cirurgia dias antes, mas não se recuperou do procedimento.

por Ricardo Caruso

A informação foi confirmada pela Stellantis. “Dema”, como era chamado pelos colegas da Fiat, teve duas passagens pelo Brasil, chefiando a então área de Engenharia Fiat Latam. Além dos Uno, Punto e Argo, o engenheiro também esteve à frente de diversos outros projetos, incluindo Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló, Ducato, Cronos e Toro. Ele havia se aposentado no início deste ano, quando retornou para a Itália.

Seu envolvimento com o Brasil começou em 1995, com o “projeto 178” criado em conjunto pelos italianos e brasileiros, que deu origem ao Palio. A partir de sua chegada aqui em 2005, a área de engenharia brasileira da Fiat ganhou destaque e passou, em definitivo, a desenvolver automóveis locais por completo. A segunda geração do Uno foi exemplo deste salto, materializando o primeiro carro da marca todo desenvolvido no Brasil, lançado em 2010. Sob seu comando, a Engenharia Latam chegou a ter uma das maiores equipes fora da Europa, composta por mais de 1000 colaboradores de todas as áreas ligadas ao desenvolvimento de produto.

Em 2008, Demaria retornou à Itália, trabalhando no desenvolvimento de carros de várias marcas do Grupo, como Fiat, Alfa Romeo e Maserati. Em 2011, voltou ao Brasil para comandar o desenvolvimento de carros de muito sucesso, como Toro, Mobi, Argo e Cronos, além de participar de perto da criação da unidade da Jeep em Goiana, Pernambuco, e de seus produtos, como Renegade e Compass.

Claudio Demaria, passou a comandar toda a Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e África), no importante momento da indústria automotiva mundial, que busca novas fontes de energia, controles de emissão mais rigorosos e os carros inseridos na nova realidade das grandes cidades.

“Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial“.

Aos amigos e familiares de Demaria, nossa solidariedade e sentimentos. A ele, em especial, nosso agradecimento por muitas e muitas pacientes explicações sobre os projetos da marca, que enriqueceram nosso conhecimento e nossas publicações durante este longo convívio, sempre chamando chassi de telaio….


Compartilhe!
1716016953