Aconteceu. Mais da metade das vendas na Europa é de SUVs
Nada mais irracional do que comprar um SUV. Grandes, pesados, beberrões, pouco práticos nas cidades… Mas tem quem gosta e o marketing das montadoras trabalha pesado para que você acredite que é necessário ter um desses na sua garagem. Por isso, teria que acontecer mais tarde ou mais cedo: pela primeira vez, as vendas de SUVs passaram da metade do total do mercado do mercado europeu. Justamente lá, onde os carros menores eram o foco do mercado.
Da Redação
Reunindo os números de vendas do primeiro semestre de 2023, os SUVs na Europa conseguiram uma fatia de mercado de 51%, com todos os segmentos onde são vendidos tendo registrado alta. As vendas de SUVs crescendo num ritmo superior ao do mercado no geral: 23% contra 17,6%. No total venderam-se no primeiro semestre 3,37 milhões de SUVs na Europa, mais do que toda a produção anual brasileira!
Entre os 10 SUV mais vendidos no mercado europeu, destaque para o Tesla Model Y, que disputa a liderança do mercado europeu com o Dacia Sandero.
Destaque também para o Volkswagen T-Roc, que se mantém como o segundo SUV mais vendido (entretanto a produção teve de ser suspensa até novembro), mas essa segunda posição corre risco de passar para o Toyota Yaris Cross.
MODELO | JAN-JUN 2023 | VARIAÇÃO – JAN-JUN 2022 |
---|---|---|
Tesla Model Y | 138.152 | 207% |
Volkswagen T-Roc | 104.465 | 32% |
Toyota Yaris Cross | 96.849 | 49% |
Volkswagen Tiguan | 90.958 | 43% |
Dacia Duster | 88.038 | 18% |
Hyundai Tucson | 83.205 | 6,5% |
Peugeot 2008 | 83.033 | 13% |
Kia Sportage | 78.175 | 14% |
Renault Captur | 77.899 | 7,5% |
Ford Puma | 77.508 | 4,3% |
Os SUVs médios já são o segmento mais vendido na Europa. Não é difícil entender a razão disso: a oferta de SUVs continua crescendo e são vários os fabricantes que estão abrindo mão de oferecer “carros normais”, optando. Isso é algo mais evidente nos segmentos mais baratos e menores, onde a oferta de carros urbanos e utilitários está diminuindo, surgindo no seu lugar, quanto surgem, pretensos SUVs e crossovers. Talvez o caso mais emblemático seja o fim do Fiesta, com a Ford tendo no Puma o único representante no segmento.
Os números de vendas refletem isso mesmo. O segmento de SUVs médios é atualmente o mais popular na Europa, tendo ultrapassado, pela primeira vez, o marco de um milhão de unidades em meio ano de vendas: 1,13 milhões de unidades (+16%). Os utilitários clássicos estão perdendo esta guerra. Todos os segmentos de mercado —não só os SUVs— registraram aumentos de vendas, mas os dos SUVs subiram muito mais que os outros:
SEGMENTO | JAN-JUN 2023 | VARIAÇÃO JAN-JUN 2022 |
---|---|---|
B (médios)-SUV | 1.133.822 | 16% |
C (pequenos)-SUV | 999.568 | 22% |
B (utilitários) | 913.571 | 10% |
C (pequenos familiares) | 760.032 | 18% |
D-SUV Premium | 421.902 | 44% |
A (urbanos) | 346.283 | 3% |
C-SUV premium | 351.544 | 29% |
D-SUV | 312.383 | 28% |
C Premium | 250.818 | 17% |
D Premium (top de linha/executivos) | 233.216 | 14% |