Adeus: GM encerra o projeto Corvette Racing
A Corvette Racing, esforço conjunto entre a General Motors e a empresa de engenharia Pratt & Miller, tem sido uma das equipes mais bem-sucedidas no automobilismo esportivo nos últimos 25 anos. Seus Corvette amarelos são presenças constantes nas provas de IMSA SportsCar Championship e do FIA World Endurance Championship, incluindo a “24 Horas de Le Mans” recente, onde o Corvette C3 número 8 da equipe levou para casa a vitória de sua categoria.
por Marcos Cesar Silva
No entanto, com a chegada de um novo Corvette Z06 GT3.R no próximo ano, a GM encerrará todo o seu esforço de fábrica no final deste ano e passará os novos carros para equipes particulares. Quem soltou a notícia foi Mark Stielow, diretor de engenharia de competição da GM.
“À medida que avançamos para a plataforma GT3, queríamos ser capazes de ser mais focalizados no cliente”, disse ele. “Houve muito debate interno dentro da GM e de nós mesmos sobre se gostaríamos que nossos clientes corressem contra a fábrica.”
Chevrolet Corvette Z06 GT3. R para 2024.
Stielow disse que a GM provavelmente ainda apoiará os pilotos, colocando-os em equipes que usarão o Corvette Z06 GT3. R no que ele chamou de programa “híbrido”. A mudança provavelmente atrairá mais equipes particulares, o que levará a mais Corvette para as pistas.
Ele também indicou que Pratt & Miller pode estar entre as equipes que usarão o novo carro de corrida, embora qualquer nova equipe provavelmente tenha um nome diferente do atual “Corvette Racing”.
O Corvette Z06 GT3.R foi exibido pela primeira vez em janeiro. O carro ainda está em desenvolvimento, mas as entregas estão confirmadas para começar no terceiro trimestre deste ano, dando às equipes tempo suficiente para testar o carro antes da temporada de 2024. A principal competição do carro será na classe GTD do “SportsCar Championship”, bem como na classe LMGT3 a ser introduzida no Campeonato Mundial de Endurance em 2024.