Novo Ka: Ford apresenta seu motor 1.0 de três cilindros
A Ford do Brasil acaba de apresentar seu motor 1.0 de três cilindros -agora tendência mundial- batizado de 1.0 3C Duplo Comando Flex. Com 85 cv de potência máxima a 6.500 rpm e 10,7 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm (com etanol), o novo motor equipará o futuro carro compacto da marca, por enquanto batizado de Ka Concept, previsto para chegar às lojas em julho próximo com carroceria hatch. O motor será o 1.0 mais potente do mercado brasileiro e também deverá estar no sedã do compacto, que será apresentado no Salão do Automóvel, em outubro.
A marca não antecipa maiores informações sobre o novo carro, mas é quase certo que, já a partir da versão de entrada, ele tenha direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas e ar-condicionado. Nas versões superiores, estão previstos recursos tecnológicos, como sistema multimídia e outros.
O novo motor 1.0 da Ford pesa 85 kg e conta com duplo comando de válvulas (TiVCT), que varia as fases de admissão e escapamento de maneira independente, além de dispensar o reservatório de gasolina para partidas a frio. O cabeçote é de alumínio e usa correia com lubrificação permanente, sistema de arrefecimento de duplo estágio e recebeu modificações para reduzir vibrações, como coletor de escapamento integrado ao cabeçote. A marca não divulgou as medições de consumo do seu três cilindros.
Para produzir esse novo motor, a Ford ergueu dentro de sua unidade de Camaçari, BA, uma nova fábrica de motores, a primeira do nordeste. São 24 mil m² de onde sairão 210 mil motores/ano. Segundo a Ford, foram investidos R$ 400 milhões no projeto, incluindo a fábrica e o desenvolvimento do motor, valor que faz parte do aporte de R$ 4,5 bilhões que a marca promete aplicar aqui no País até 2015. Os primeiros motores 1.0 de três cilindros começarão a sair da fábrica no fim de abril, e a fábrica é bem moderna, operando com 40 robôs. Todos equipamentos são conectados por wifi e são monitorados com câmeras de alta resolução, para garantir o acompanhamento da produção passo a passo, gerenciando assim o status de cada operação.
Marca | Modelo | Motor | Potência | Torque |
---|---|---|---|---|
Hyundai | HB20 | 1.0 Kappa Flex | 75/ 80 cv a 6.200 rpm | 9,4/ 10,2 kgfm a 4.500 rpm |
Volkswagen | Fox Bluemotion e Up! | 1.0 Total Flex | 75/82 cv a 6.250 rpm | 9,7/ 10,4 kgfm a 3.000 rpm |
Ford | Ka Concept | 1.0 3C Duplo Comando Flex | 80/ 85 cv a 6.500 rpm | 10,2/ 10,7 kgfm a 4.500 rpm |