Slide

Aston Martin BX707, o novo Medical Car da Fórmula 1

Compartilhe!

Este é o Aston Martin BX707, o novo carro médico da Fórmula 1

Quando as luzes de largada se apagaram no Bahrein dando início à temporada 2023 do Campeonato Mundial de Fórmula 1, da , a Aston Martin aumentou seu envolvimento com a categoria, colocando em ação o Aston Martin BX707, que será o carro médico oficial (Medical Car) da FIA neste ano.

por Marcos Cesar Silva

O DBX707 recebeu melhorias significativas no motor, transmissão, suspensão e freios, que elevaram a marca Aston Martin ao Olimpo do desempenho dos SUVs. Responsável pela importante tarefa de transportar médicos para o local de um incidente ou acidente, o DBX Medical Car anterior teve momentos de ação durante as duas últimas temporadas de GPs, e agora o DBX707 ocupa o seu lugar nos circuitos do calendário da Fórmula 1.

Aston Martin BX707

Acelerando de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos, o DBX707 tem 707 cv de potência e 90 mkgf de torque, máximos. Projetado com muito cuidado e capacidade, os pilotos do carro médico oficial de Fórmula 1 agora poderão levar os médicos para onde eles precisarem chegar de forma mais rápida do que antes.

Uma das principais atualizações é a introdução de uma nova transmissão, chamada de “embreagem molhada”, que permite trocas de marcha mais rápidas e capacidade de aceleração aprimorada, conhecida como “Race Start”, que está sempre pronta para entrar em ação. Também fundamentais para a sensação dinâmica do carro são os pneus P Zero desenvolvidos especificamente para o modelo.

O DBX707 será totalmente adaptado e equipado para o seu papel de carro médico oficial da FIA. O equipamento essencial necessário, como extintores de incêndio, itens médicos e um desfibrilador, tem seu próprio lugar no interior do DBX707. O carro é equipado com bancos de corrida aprovados pela FIA, cada um com um cinto de de seis pontos. Os ocupantes terão acesso ao controle de corrida, biometria dos pilotos e imagens de TV ao vivo, permitindo uma avaliação antecipada em qualquer incidente.

Já o Safety Car (abaixo) é inspirado no “Vantage Formula 1 Edition” da Aston Martin, que provou ser um enorme sucesso comercial desde o seu lançamento em 2021 para celebrar o retorno da marca ao automobilismo.


Compartilhe!
1719196942