Slide

Oficial! Todos os detalhes do Lancia Ypsilon 2024: a marca vai renascer!

Compartilhe!

Acabou o mistério:  nova geração do Lancia Ypsilon 2024 já é realidade e, na sua edição de lançamento, custa US$ 42,7 mil na Itália. Este era um regresso há muito esperado, uma vez que a Lancia sumiu do cenário internacional e limitou as suas -baixas- vendas ao mercado italiano. A nova linha da lendária marca chega com visual radicalmente novo e inegavelmente atraente. Como deve ser.

por Marcos Cesar Silva

Oficial!  Todos os detalhes do Lancia Ypsilon 2024: ótimo design elétrico e híbrido

Apesar disso, os detalhes que nos remetem ao passado da marca são claramente visíveis na sua carroceria . É o caso da reinterpretação da grade histórica, agora projetada no futuro por três raios de LEDs que “abraçam” o logotipo Lancia. A iluminação principal, por sua vez, está localizada mais abaixo, nas extremidades do para-choque. A unidade mostrada pela marca apresenta cor azul escura com detalhes em preto brilhante.

Esse tom black piano pode ser visto nas colunas (sendo a C a mais grossa, com o logotipo da marca), na grade dianteira, nas rodas de liga leve e na tampa do porta-malas, onde as letras “LANCIA” ganham destaque. Situadas ao centro da tampa traseira, são acompanhadas em ambas as extremidades por lanternas de  LED arredondadas que conferem grande personalidade ao novo Ypsilon e que se inspiram na antológica Lancia Stratos.

Esta é a edição especial Cassina da versão totalmente elétrica do Ypsilon. A Lancia vai fabricar 1.906 unidades numeradas e certificadas em homenagem ao ano de fundação da marca. O novo Ypsilon, em comparação com o anterior, mede 4,08 metros de comprimento (+240 mm), 1,76 m de largura (+120 mm) e 1,44 metros de altura (-70 mm). Na balança, mostra 1.584 kg em sua versão elétrica.

Não menos interessante é o interior, onde a equipe de engenheiros da empresa italiana colocou grande ênfase em elementos importantes, como materiais de alta qualidade e características de desenho únicas. Claro, as telas digitais serão a atração principal. Um único acabamento preto brilhante pode ser visto envolvendo a instrumentação digital e o sistema de multimídia.

Ambas as telas medem 10,25 polegadas (26 cm). Não menos atraente é o console, de desenho arredondado, que simula uma mesinha de centro. Aparentemente, a Lancia queria fazer com que o habitáculo do Ypsilon se assemelhasse a uma típica sala de estar italiana, daí a colaboração com a Cassina, marca italiana de móveis de alta qualidade, que ajudou na escolha de materiais e cores.

Outras características de destaque são os bancos revestidos de ​​​ veludo com o clássico motivo “canelone” nas costuras, o sistema de multimídia SALA (Sound Air Light Augmentation) da Lancia e o vinco iluminado na parte superior do painel, que é um assistente virtual aprimorado por IA. Na tecnologia ADAS, inclui condução autônoma de Nível 2 como padrão.

A Lancia confirmou que venderá o novo Ypsilon nas versões híbrida e elétrica a bateria. Isso significa que chegará com uma oferta muito semelhante à dos seus “irmãos” Stellantis. Com o emblema ECO teremos o novo  motor 1.2 de três cilindros, classificado de “hibrido leve” e  136 cv. O powertrain inclui transmissão de dupla embreagem  e seis velocidades como padrão .

A versão “zero emissões”, 100% elétrica, estará associada ao  motor  elétrico  de 156 cv, ligado à bateria de 54 kWh de capacidade com 403 km de autonomia no ciclo WLTP. Pode carregar de 20 a 80% em 24 minutos. Nos demais modelos do Grupo, esta motorização atinge velocidade máxima de 150 km/h e acelera de zero a 100 km/h em apenas 9,0 segundos. Esperamos algo semelhante no Ypsilon.


Compartilhe!
1713373929