Audi planeja o fim da linha para os motores a combustão
O chefão da Audi, Markus Duesmann, tem o ano de 2033 como meta para encerrar o uso de motores a combustão. Mas, na China, o abandono deve ocorrer um pouco mais tarde.
por Marcos Cesar Silva
Depois da notícia de que, a partir de 2026, a Audi não planeja lançar mais modelos novos com motor a combustão, agora o Diretor Executivo da marca, Markus Duesmann, revelou quando é que a Audi planeia abandonar por completo os combustíveis fósseis.
Numa conferência dedicada ao clima realizada em Berlim, Alemanha, Duesmann reforçou a aposta da Audi na eletrificação e apontou 2033 como o ano no qual a marca alemã pretende deixar de produzir modelos com motor de combustão. Contudo há uma exceção a isso.
Tendo em conta que, segundo a Audi, após 2033 a procura por modelos com motor de combustão na China deverá manter-se, a marca coloca a possibilidade de continuar comercializando modelos com motores térmicos naquele mercado. No entanto estes serão produzidos apenas localmente.
Apesar de indicar 2033 como o ano no qual planeja deixar de produzir modelos com motor a combustão, a Audi admite que “o momento exato da descontinuação desse tipo de motor na Audi será, em última análise, decidido pelos clientes e pela legislação”. Ou seja, será em 2033, mas até pode ser mais cedo; mais tarde parece pouco provável.
Como seria de esperar, estando focalizada em tornar-se uma marca 100% elétrica, a Audi já anunciou que vai reforçar a sua oferta de modelos movidos pela eletrificação. O objetivo passa por, já em 2025, disponobilizar 20 modelos 100% elétricos na sua linha.
Ainda assim, a Audi confirmou que até descontinuar os motores de combustão, vai continuar a investir neles, melhorando-os para alcançar níveis mais elevados de eficiência. Sobre essa aposta, Duesmann prometeu que “o último motor de combustão interna da Audi será o melhor que já construímos”.
Mesmo assim, e com o passar dos anos -em especial no Brasil- o comprador deverá ficar atento e até mesmo adiar qualquer compra, para não ficar com um carro caro e obsoleto na garagem.