SlideÚltima hora

BMW i7 Protection, o primeiro blindado elétrico do mundo

Compartilhe!

A BMW apresentou as versões blindadas Protection do Série 7 e do i7, sendo este último o primeiro veículo blindado do mundo com motor elétrico: ambos oferecem proteção balística da classe VR9, o que garante que os passageiros sairão sãos e salvos de situações difíceis. Estes 7 e i7 Protection, destinados entre outros a chefes de Estado, tem vidros à prova de bala, suspensões reforçadas e carroceria com proteção especial anti-explosivos. A carroceria é chamada de “Protection Core”, que inclui portas, teto e zona inferior reforçadas.

por Marcos Cesar Silva

Segundo a BMW, estes reforços garantem proteção máxima contra explosivos, projéteis, ataques de drones e granadas de mão. Além disso, inclui vidros com um nível de proteção VPAM 10 (padrão europeu), o mais alto disponível em veículos para civis. Não há mudanças externas visíveis entre os modelos blindados e padrão, pois a marca alemã quer manter uma “presença discreta” em áreas públicas.

A BMW concentrou os seus esforços em manter o espaço e o conforto do interior, apesar da carroceria mais espessa e sem comprometer os equipamentos tecnológicos. O sistema de comunicação interna padrão permite que motorista e passageiros possam interagir com pessoas fora do veículo sem a necessidade de abrir portas ou janelas.

O primeiro BMW i7 Protection vem equipado com dois motores elétricosm capazes de produzir 536 cv. Infelizmente, como para todo bônus existe o ônus, o peso extra tem efeito importante no desempenho. O i7 Protection acelera de zero a 100 km/h em 9 segundos (em vez de 4,7s) e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 160 km/h, ao invés dos 240 km/h. Acreditamos que a blindagem adicionará pelo menos 1000 kg ao peso total do elétrico, atingindo peso acima de 4 toneladas.

Por outro lado, o BMW Série 7 Protection “normal” é equipado com o motor 4.4V8 turbo híbrido de 523 CV, que embora menos potente do que o i7 Protection, o modelo é bem mais rápido, acelerando de zero a 100 km/h em 6,6 segundos e atingindo a velocidade máxima de 210 km/h.

O BMW Série 7 e o i7 Protection vão fazer a sua estreia ao público no “IAA Mobility Show” em Munique em setembro, sendo que a produção será na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, e as primeiras entregas estão previstas já para dezembro próximo.


Compartilhe!
1716094818