Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Chevrolet: este é o novo Cruze 2016

Compartilhe!

2016-Chevrolet-Cruze-32-620x388

A General Motors apresentou oficialmente nos Estados Unidos a segunda geração do Chevrolet Cruze. O carro foi todo reformulado e é bem diferente da versão mostrada no ano passado na China. O Novo Cruze, ou Cruze II, incorpora o atual padrão de estilo da marca e anuncia grandes evoluções na parte tecnológica e dinâmica. As vendas nos Estados Unidos estão previstas para o primeiro semestre de 2016. Por aqui, deve chegar às ruas no final do ano que vem, com produção toda feita na Argentina.

O carro -montado na plataforma D2XX (a mesma usada pela nova geração do Opel Astra na Alemanha)- ficou mais longo, com mais espaço interno e perdeu peso em relação ao modelo atual. O Cruze 2016 terá 4,66 metros de comprimento (6,8 cm a mais), 1,45 m de altura (2,5 cm a menos), 1,79 m de largura e 2,70 m de distância entre-eixos (2 cm a mais que os atuais 2,68 m). O peso foi reduzido em até 113 kg conforme a versão, o que melhora o de desempenho e dirigibilidade, segundo a GM.

32907

Os motores a gasolina ou flex terão entre 1.400 e 1.500 cm3 de cilindrada, sempre com turbo, e potências de até 160 cv. No carro para o Brasil, o motor 1.4 deverá ter 153 cv e 24,4 mkgf de torque. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em cerca de oito segundos. O projeto prevê ainda motores 2.0 turbodiesel e híbridos para outros mercados. Em matéria de transmissões, caixas de câmbio manual de seis velocidades ou automática de seis ou sete marchas e dupla embreagem.

No quesito tecnologia, o destaque fica por conta do sistema MyLink da nova geração, agora é compatível com os recursos do Apple CarPlay e o Android Auto. Além disso, há conexão para internet Wifi 4G com capacidade para até sete equipamentos ao mesmo tempo. Ainda no interior, a marca garante que ampliou o espaço no banco traseiro para pernas e joelhos.

O Projeto Fênix, como é chamado na Argentina, tem ainda painel com sistema multimídia e tela touchscreen de 7 ou 8 polegadas no centro do painel. O sistema Start/Stop está previsto para alguns mercados. A segurança é garantida por até 10 airbags de série (no modelo norte-americano) e alerta sonoro para pontos cegos de visão, sistema anti-colisão e aviso de mudança de faixa, entre outros.

No mercado dos Estados Unidos, o Cruze novo será oferecido nas versões L, LS, LT e a esportiva Premier com conjunto de acessórios RS (o carro das fotos). Nas versões top de linha, suspensão multilink no lugar do eixo de torção traseiro, spoilers dianteiro e traseiro, grade diferente e rodas aro 18.

A GM confirmou durante o evento de apresentação do novo Cruze que esta nova geração será vendida em mais de 50 países, incluindo é claro o Brasil. O Cruze 2016 será produzido na Argentina a partir do ano que vem, que recebeu para isso investimento de US$ 750 milhões na fábrica de Rosario, onde serão produzidos também os novos motores do modelo.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español