Última hora

COMO SURGIU A NISMO, OS NISSAN ESPORTIVOS

Compartilhe!

1964
1964

Há cerca de 50 anos, os engenheiros da Nissan tiveram uma idéia simples para tentar aumentar as vendas de seus carros: aproveitar as competições. Para isso instalaram um motor potente num típico sedã japonês, um motor 2.0 de seis cilindros usado no Nissan Gloria, um carro grande e luxuoso, colocado debaixo do capô de um Skyline, que era menor e mais leve. Para isso, foram obrigados a aumentar a distância entre-eixos, mas tiveram grande melhora na relação peso/potência. Criaram assim um mini muscle car, e descobrindo o potencial do carro que “inventaram”, esforçaram-se para produzir 100 exemplares para clientes, para cumprir as rigorosas e exigentes regras de   homologação japonesas para competição da época.

O carro foi lançado em 1º. de maio de 1964. Era o Nissan Prince Skyline 2000GT (S54), que estreou nas corridas apenas dois dias depois. E com resultados surpreendentes. Apesar da vitória ter ficado com um Porsche 904, a Nissan ocupou todos os lugares entre a segunda e a sexta colocações.

1996
1996

O que esses engenheiros certamente não imaginavam era o alcance daquilo que tinham criado. Com esse Skyline nascia também um espírito mais competitivo dentro do conservadorismo típico dos orientais, que mais tarde foi batizado de “Nismo”, abreviatura de Nissan Motorsport, designação utilizada após a fusão dos diversos departamentos da marca, esportivos ou de criação de veículos especiais. Sinônimo de respeito.

2014
2014, acelerando no game.

E o reinado de modelos tão especiais da Nismo, como o R32 GT-R de tração nas quatro rodas, acabou conquistando toda uma geração nas pistas de corridas, reais ou virtuais. Explica-se: tirando partido do potencial da era digital, os automóveis Nismo tornaram-se estrelas em diversos videogames, como a série GranTurismo da Sony. Se não dá para acelerar um Nismo nas ruas, contente-se com os games.

 


Compartilhe!
1714095773