Conceito: SUV elétrico eVision vai substituir o Renault Mégane
O Mégane eVision é o primeiro modelo elétrico da Renault nascido a partir da nova CMF-EV, e antecipa o sucessor do Mégane como um SUV compacto, nos padrões europeus.
Inspirado pelo concept Morphoz, o Renault Mégane eVision, apesar de também ser um conceito, aproxima-se muito do que poderemos ver no modelo de produção. A Renault afirma que o Mégane eVision já representa 95% do que será o modelo final, cuja produção começará no final de 2021, na França.
Mas por enquanto, ainda classificado como protótipo, o Mégane eVision concentra na sua compacta carroceria —de apenas 4,21 metros de comprimento, 14 cm a menos que o Mégane em comercialização. O Mégane eVision estreia o novo visual dos Renault, e a “assinatura” luminosa também é nova.
E a conclusão óbvia é que o sucessor do Renault Mégane deverá ser um SUV. Um boato que tem circulado nos últimos meses que o Mégane eVision praticamente confirma. Nas palavras da marca francesa:
“O Mégane eVision simboliza a reinvenção de um segmento crucial na Renault. Representa o futuro da categoria ‘compacta, ancorada firmemente nas suas dimensões interiores e habitabilidade. O Mégane eVision continua a história do Mégane, o modelo símbolo da linha compacta da Renault por 25 anos, e posiciona-o firmemente no mundo moderno“.
É o típico modelo familiar compacto, com carroceria de dois volumes e quatro portas, mas “reinventado”, como avançou Luca de Meo, o atual chefão da marca francesa: “O Mégane eVision reinventa o Mégane (…)”.
A plataforma CMF-EV onde este concept é montado é específica para elétricos. Uma plataforma concebida em colaboração com a Nissan, parceira da Renault na Aliança, onde também será montado o Ariya, o novo SUV elétrico da marca japonesa. Aliás, está prometida toda uma “família” de veículos elétricos na Renault sobre a plataforma CMF-EV, com que já tem mais de 300 patentes registadras.
Não se sabe, porém, se será ou não exclusivamente elétrico. O que sabemos é que as proporções que apresenta só são possíveis por usar uma plataforma dedicada a elétricos.
Como é possível observar, a frente do Mégane eVision é mais curta que o habitual e a distância entre-eixos é de 2,70 m (4 cm a mais do que no Mégane atual) é bastante generosa considerando os curtos 4,21 m de comprimento. Permite que as rodas de 20 polegadas (calçadas com pneus 245/40) aproximarem-se das extremidades da carroceria, garantindo generoso espaço interno.
Por fim a largura de 1,80 m anunciada é tipicamente a que encontramos num mdelo familiar compacto atual no mercado europeu, e o 1,55 m de altura deixa-o no meio termo entre os automóveis convencionais e os SUV.
Ainda em relação às suas proporções, e apesar das pretensões de SUV (distância ao solo maior), a Renault destaca a baixa altura do seu novo modelo elétrico. Consequência da bateria ultrafina – apenas 11 cm de altura, a mais baixa do mercado, segundo de Meo —, que permitiu otimizar as proporções e a aerodinâmica.
A bateria tem 60 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia de 450 km; Luca de Meo explicou ainda que há potencial para versões com ainda mais autonomia.
O motor elétrico encontra-se posicionado à frente (tração dianteira) com 160 kW/218 cv de potência, e 300 mkgf de torque. A Renault anunciou menos de 8 segundos na aceleração de zero a 100 km/h e peso de 1650 kg.
Ainda não há imagens do interior, mas a Renault promete, além de medidas internas generosas, painel de instrumentos de linhas fluídas e de espessura fina, assim como um interior modular com espaços de arrumação integrados.