Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Cv, Hp, Bhp, Ps, kW… as diferentes maneiras de medir a potência

Compartilhe!

Quem nunca se confundiu com diferentes valores de potência apresentado para o mesmo carro? Na prática, o erro mais comum acaba sendo a conversão direta dos valores de hp e bhp para cv, ou vice-versa Apesar disso não fazer grande diferença em modelos de baixa cilindrada e com pouca disposição, em motores com grande potência esta diferença acaba sendo marcante: 80 hp, por e4xemplo, seria o equivalente a 81,1 cv. Já o motor 6.3V8 AMG da Mercedes tem 585 cv, 577 hp ou 430 kW.

ford_mustang_gt_V8_engine

Conheça as cinco unidades de medida de potência mais usadas.

Cv (cheval vapeur ou cavalo-vapor)

Como é fácil imaginar, o termo alemão para isso -Pferdestärke- não era propriamente fácil de pronunciar. Por isso, os franceses inventaram o cv (cheval vapeur), que no fundo é o mesmo que a unidade de medida PS alemã. No Brasil usa-se na maioria dos casos o cv, de cavalo-vapor. Errado quem escreve ou fala que “um carro tem ‘x’ cavalos de potência”; ele tem “‘x’ cv -ou cavalos-vapor- de potência”…

PS

Abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significa “cavalo-vapor”. O valor é medido segundo a norma alemã DIN 70020, e difere ligeiramente do hp (horse power) por ser baseado no sistema métrico em vez do sistema imperial.

Hp (horse power)

É o valor medido no virabrequim, com todos os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar de forma autônoma.

Bhp (brake horse power)

Valor medido segundo as normas americanas SAE J245 e J 1995 (já meio obsoletas), que permitiam retirar o filtro de ar, alternador, bomba da direção hidráulica e o motor de partida, além de permitir o uso de coletores de escapamento especiais. Eliminando essas perdas, esta era a unidade preferida dos fabricantes e marketeiros interessados em  “vender potência”.

kW

Unidade padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI), definido pela Organização Internacional de Normalização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.

Em termos quantitativos, as unidades de medida distinguem-se da seguinte forma:

1 hp = 0,7457 kW

1 cv (ou PS) = 0,7355 kW

1 hp = 1,0138 vv (ou ps)

Por norma, o kW é a medida padrão utilizada pela maioria das marcas europeias (em particular as marcas de origem alemã) nas suas fichas técnicas, enquanto que os fabricantes norte-americanos preferem o horse power (hp) e os brasileiros o cv. Seja qual for o caso, agora você já sabe a diferença entre cada unidade de medida.


Compartilhe!

Um comentário em “Cv, Hp, Bhp, Ps, kW… as diferentes maneiras de medir a potência

  • 9 de março de 2018 em 19:50
    Permalink

    Grato pela matéria.
    Me esclareceu muitas dúvidas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *