Ultima Hora

Da tela para a rua: o Porsche Sally Carrera

Compartilhe!

A Porsche e a Pixar Animation Studios uniram-se para criar uma versão muito especial de um 911 –o “Sally Carrera”- homenageando aquela que é uma das personagens principais da saga de desenhos animados “Carros” da Disney e da Pixar. Este modelo será leiloado em Monterey, na Califórnia, com os lucros revertendo para duas organizações beneficentes.

por Ricardo Caruso

Na esquerda, o exclusivo 911 Sally Special; na direita, a inspiração.

Tal como a Sally Carrera, também este 911 é único. O 911 Sally Special foi concebido com apoio da Pixar, reinterpretando no mundo real as linhas da versão animada que ajudou “Lightning McQueen” a brilhar na “Piston Cup” do primeiro filme da série.

“Os automóveis precisam de uma cara e de uma história. E o filme animado da Pixar, “Carros” tem conseguido fazer exatamente isso: dar vida aos carros na grande tela. A história destaca valores como amizade, amor e apoio mútuo, e no meio de tudo isso está um Porsche: ‘Sally Carrera’”, explicou Sebastian Rudolph, Vice-Presidente de Comunicação, Sustentabilidade e Políticas da Porsche. “Com este 911 exclusivo e perfeitamente legal para uso nas ruas, o ‘Sally Special’, que vamos leiloar para a caridade, irá ajudar as pessoas que precisam urgentemente de apoio, bastante em linha com o espírito da personagem do filme”, acrescentou Rudolph.

O projeto iniciou-se em novembro de 2021 e uniu os membros da equipe original do filme “Cars” e da Porsche, incluindo Jay Ward, Diretor Criativo de Franchise na Pixar, e Bob Pauley, desenhista que desenhou a Sally para o primeiro filme. O trabalho foi depois auxiliado por membros da Porsche Manufaktur, departamento produções exclusivas da marca alemã, em Stuttgart. O automóvel das fotos resume 10 meses de trabalho conjunto.

A base para este modelo especial é um 911 Carrera GTS de 480 CV de potência, equipado com caixa de câmbio manual. Como explica Boris Apenbrink, diretor de projetos da Porsche Exclusive Manufaktur. “Os elementos modificados são bastante extensos. O 911 Sally Special foi um dos projetos mais intensos, emocionais e detalhados em que a nossa equipe trabalhou. Um exemplo é que o carro foi pintado na cor “Sallybluemetallic”, uma tinta personalizada que foi aplicada manualmente neste projeto”, acrescentou. As rodas são exclusivas, e foram reinterpretadas pela equipe da Porsche Design em Weissach e produzidas especialmente para este modelo, com desenho de cinco raios e adaptadas às dimensões de 20/21 polegadas do modelo atual, embora mantendo a ligação estética com o 911 de geração 996 que serviu de inspiração à personagem.

A cor especial azul foi também usada no interior, num trabalho que foi liderado pela especialista de interiores da Porsche, Daniela Milosevic, criando diversos detalhes únicos e especiais com menção à Sally do desenho.

Além do carro, a Porsche e a Pixar também criaram um relógio especial em que o aro exterior está pintado na mesma tonalidade azul “Sallybluemetallic”, enquanto a pulseira de cor branca com pespontos em azul “Speed Blue” reforça o visual esportivo. Essa pulseira pode ser substituída por outra com inversão do esquema de cores, sem recurso a ferramentas adicionais. Estes relógios têm produção limitada e são feitos na fábrica da Porsche na Suíça, em Solothurn.

O apurado no leilão, que será organizado pela Sotheby’s em Monterey, na Califórnia, irão reverter a favor de duas organizações de ajuda humanitária: a Girls Inc., que ampara garotas na luta contra a discriminação de gênero, e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), para ajudar no acolhimento de refugiados resultantes da guerra na Ucrânia causada pela invasão do exército russo.


Compartilhe!
1716379637