Ultima Hora

Como os AirTags da Apple estão ajudando os ladrões a furtarem carros

Compartilhe!

A atual e inevitável tendência atual de se viver conectado uns aos outros (não existe forma de se manter atualizado sobre tudo que acontece no mundo em segundos) traz inúmeras vantagens. Para isso, existem vários produtos, serviços, recursos e dispositivos que permitem isso, entre eles os localizadores Apple AirTags, pouco maiores que uma moeda.

da Redação

De acordo com a imprensa espanhola, a primeira a abordar esse tema, o Airtag da Apple está no mercado há já alguns anos, e é composto por localizadores que funcional através de Bluetooth, e que servem para controlar a localização de algo ou alguém. É um dos produtos de maior sucesso da Apple, por ser barato e útil. É muito utilizado para ser colocado em chaveiros, mochilas, bolsas ou até mesmo em animais de estimação, para saber onde estão -via smartphone- a todo momento.

No entanto, as funcionalidades dos AirTags chamaram a atenção dos amigos do alheio, segundo alertou a polícia de Burnington, nos Estados Unidos, cidade que faz fronteira com o Canadá, que explicou que estes dispositivos estão sendo utilizados para furtar carros.

De acordo com as autoridades americanas, tem sido registrado um aumento de casos em que os criminosos colocam AirTags ocultos em carros que chamam a sua atenção (geralmente modelos de luxo ou esportivos) para que sejam rastreados e, no melhor momento (quando estão desacompanhados, em ruas sem movimento ou estacionados em áreas de baixo tráfego) possam furtá-los ou roubá-los para depois serem revendidos no Exterior, México ou Canadá. Há casos relatados de carros marcados com estes localizadores para transportar drogas por meio das fronteiras: o bandido esconde a droga no carro de algum incauto, e deixa para ele o trabalho de transportar as drogas, minimizando o risco de serem presos. Depois é fácil ir de encontro ao carro, numa situação mais segura.

Embora seja verdade que com o dispositivo em si os criminosos não podem exatamente furtar um veículo, também é verdade que os AirTags são essenciais para ajudar nisso, pois é um dispositivo eficiente e muito rentável, que pode ser removido e colocado em uso várias vezes. Custam um pouco menos de US$ 50…

Felizmente, o próprio equipamento tem a solução para isso, e o próprio funcionamento dos AirTags pode ajudar a evitar que seja cometido um crime a partir do uso deles. Como? Depois de vários usuários terem denunciado que encontraram estes localizadores escondidos em algum lugar dos seus carros, conseguiram na verdade encontrá-los porque os AirTags não compartilham a sua localização em tempo real, mas atualizam-na a cada tempo. Isso exige que haja um dispositivo Apple próximo e que esteja ligado. Mas, quando não há um telefone por perto, o rastreador envia um alerta para qualquer dispositivo próximo, o que tem ajudado muitas vítimas em potencial a descobrirem que estavam sendo monitorados e assim remover o AirTag antes que o seu carro seja levado.


Compartilhe!
1720923190