Carros

Microcarro da Renault tem 140 km de autonomia

Compartilhe!

O Mobilize Duo é o sucessor do Renault Twizy, e foi apresentado trazendo portas de série e com 140 km de autonomia. Além da versão de passageiros, vai contar com uma linha comercial, o Mobilize Bento. A Mobilize é uma nova submarca da Renault, com foco em soluções de mobilidade.

por Marcos Cesar Silva

Depois de ter sido mostrado como protótipo, o Mobilize Duo foi finalmente apresentado e não é muito diferente do conceito que o antecipou, o EZ-1. O Duo é o segundo modelo da Mobilize e tem como objetivo substituir o interessante Renault Twizy. Antes deste quadriciclo, a marca de mobilidade do Grupo Renault já tinha mostrado o Limo, um sedã elétrico destinado apenas aos serviços de mobilidade. Ao contrário do Limo, o Mobilize Duo poderá ser comprado por clientes particulares.

Por enquanto a Mobilize ainda não revelou quanto irá custar o modelo, mas anunciou que o Duo chegará ao mercado no final de 2023 e estará disponível por assinatura ou leasing.

O Mobilize Duo apresenta-se como uma evolução do conceito inaugurado pelo quadriciclo francês, o Renault Twizy, em 2012. Continua a ter dois lugares em tandem (em fila, um atrás do outro), mas destaca-se pela presença de portas com vidros e um aspecto bem diferente do Twizy.

Montado numa plataforma tubular, o Duo é produzido com uso de materiais reciclados (50%) e tem como objetivo ser 95% reciclável. Para reduzir custos, o Duo tem painéis da carroceria que não são pintados e os para-choques traseiro e dianteiro são iguais e produzidos num plástico que disfarça os riscos e o desgaste.

Quanto às dimensões, o Duo mede 2,43 m de comprimento, 1,30 m de largura e 1,46 m de altura. O seu maior concorrente, o Citroën Ami, mede 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura.

Já no interior o Mobilize Duo conta com um pequeno painel com um suporte para smartphone e uma entrada USB-C. A Mobilize afirma que o desenho do Duo se inspirou nas boombox dos anos 1980 e 1990.

Por fim, para garantir que o Mobilize Duo esteja sempre atualizado, o pequeno quadriciclo pode receber atualizações remotas.

Apesar de a Mobilize não ter revelado qual a potência do Duo nem a capacidade da sua bateria, a jovem marca do Grupo Renault já deixou escapar alguns detalhes do seu novo modelo.

Desta forma, o Mobilize Duo estará disponível numa versão com velocidade máxima de 45 km/h, e outra que alcança os 80 km/h. Em ambos os casos, a Mobilize promete uma autonomia de cerca de 140 km.

Quanto ao carregamento, a tampa localizada na dianteira abriga um cabo fixo, que pode contar com diversos tipos de conectores. De série, o Duo apresenta-se com um conetor “Tipo 2”, que permite carregar na maioria dos postos públicos.

Além dele, a Mobilize prepara-se para lançar o Bento, a versão comercial do pequeno Duo (abaixo). Abdica do segundo assento, surgindo no seu lugar uma caixa com portas de abertura assimétrica, permitindo ao Mobilize Bento oferecer capacidade de carga de cerca de 700 litros. Tal como o Duo, também o Bento conta com painéis plásticos sem pintura e é produzido com materiais reciclados. O seu lançamento está previsto apenas para 2024.


Compartilhe!
1713125449