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PAPO DE GARAGEM, por Douglas Mendonça

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Do conceito ao sucesso, a evolução do Ford Ka

A história do pequeno Ford Ka, aquele de primeira geração, começou lá na Europa no início dos anos 1990: como o Fiesta, modelo de entrada da marca, estava crescendo em tamanho e evoluindo a cada nova geração, já estava na hora de estrear um modelo menor, ideal para jovens, solteiros e casais sem filhos. Com o sucesso de Renault Twingo, Peugeot 106, Opel Corsa e demais pequenos hatches urbanos, a Ford se viu motivada para entrar nesse então promissor mercado da época.

A primeira “aparição” desse carrinho se deu na Suíça, no Salão de Genebra de 1994, na forma de um carro conceito subcompacto ovalado e com desenho futurista, que atraiu bastante a atenção do público daquela edição do evento. O nome Ka, de origem egípcia, que significa alma ou espírito de um ser humano, já batizava esse curioso conceito de 1994.

ford ka concept 1994 | Concept cars, Ford classic cars, Concept car design
O Ka Concept, de 1994, exibido no Salão de Genebra.

Depois disso, com o projeto do pequeno carrinho foi avançando pelos centros de engenharia e desenho da Ford Europa, mais um modelo conceitual dava uma prévia do Ka definitivo: dessa vez mostrado no Salão de Turim na edição de 1996, ocorrido entre abril e maio, o conversível Ghia Saetta era bem próximo do simpático modelo final lançado em Paris meses depois, em setembro de 1996.

Conceitos esquecidos: Ford Ghia Saetta, o modelo que deu origem ao Ka
Ford Ghia Saetta 1996.
Conceitos esquecidos: Ford Ghia Saetta, o modelo que deu origem ao Ka

Conceitos esquecidos: Ford Ghia Saetta, o modelo que deu origem ao Ka

Na época, mesmo com os concept cars já adiantando um pouquinho de como seria esse Ford urbano, ele surpreendeu (e muito) quando chegou: com desenho totalmente inovador e arrojado, ele tinha carroceria arredondada de duas portas, onde os elementos de forma oval predominavam. O interior seguia o mesmo estilo, com visual arredondado e focando na praticidade, com direito até a um reloginho analógico na parte superior do painel.

Ford Ka [Worldwide] '1996–2005
Ka 1996, ano de seu lançamento.

O “Kazinho”, como ficou carinhosamente conhecido por aqui, foi desenhado pelo francês Claude Lobo (que também é o pai do primeiro Focus), e, querendo ou não, era um ponto fora da curva quando o assunto é design, e se diferenciava dos demais concorrentes por isso. Uma curiosidade: foi lançado no Salão de Paris ao som da banda Supergrass, ao vivo, com a musica “Allright”, enorme sucesso na época.

Ford KA UK 1996-1998 Spec Sheet Brochure Poster IMP Hot Cars Group 1 #24 |  eBay | Hot cars, Ford, Classic cars

Na mecânica, quem fazia presença era única e exclusivamente o motor 1.3 8V da “família” Endura-E, com comando de válvulas único (no cabeçote) e bloco de ferro fundido. Esse motor, já conhecido em outros modelos da Ford, oferecia baixíssimos números de consumo de combustível e fácil manutenção. No Ka, ele desenvolvia 61 cv de potência e 10,6 mkgf de torque, o que fazia o carrinho ir da imobilidade aos 100 km/h em pouco mais de 15 segundos, chegando aos 155 km/h de velocidade máxima. A transmissão também era única: manual, de 5 velocidades.

Um dos seus destaques era, sem dúvidas, a dinâmica de direção: compartilhando a base com o Fiesta de quarta geração, ele era equipado com um sistema de suspensões bem acertado e tinha boa distribuição de peso entre os eixos, resultando em um bom comportamento dinâmico nas curvas ou desvios bruscos de trajetória, com boa aderência ao solo e carroceria que rolava pouco. “Um kart”, diziam.

O Ka no Brasil

Por aqui, esse Ford compacto estreou em março de 1997, exatos seis meses depois da apresentação na Europa. Além do curto espaço de tempo entre a chegada do Ka no Velho Continente e aqui no Brasil, o modelo nacional se mantinha praticamente inalterado em relação ao original: além da lista de equipamentos que obviamente variava de lá pra cá, apenas as suspensões foram erguidas em 2,5 cm e os pneus tinham outra medida, com perfil mais alto para se adequar ao nosso asfalto lunar. No design nada foi mudado, e o carrinho chegou ao nosso País causando o mesmo rebuliço da sua apresentação no Exterior, principalmente quando comparado a alguns concorrentes mais tradicionais, como o Fiat Mille e VW Gol.

A principal novidade do Ka brasileiro era a adoção do motor 1.0, também Endura-E, que já equipava o Fiesta. Sendo uma versão simplificada do 1.3 disponível na Europa, que também era oferecido na versão mais cara do carrinho por aqui, essa variante de 999 cm³ rendia 53 cv e 7,8 mkgf e, assim como na versão europeia, tinha sistema de injeção eletrônica multiponto.

O que ele não entregava em desempenho, compensava com o baixíssimo consumo de combustível (lembrando que o 1.3 já era econômico), além da facilidade de manutenção. Mesmo sendo um carro barato e de entrada, o Ka poderia ser equipado com diversos itenss interessantes para sua faixa de preço, como rádio AM/FM com CD Player, vidros/travas/retrovisores elétricos e até airbag frontal duplo, para motorista e passageiro dianteiro. Ele também se gabava por ser um dos primeiros modelos nacionais a ter o sistema de corte na alimentação de combustível em caso de colisões, para evitar vazamentos e incêndios. 

Fazendo sucesso, vendendo bem e cativando o público, o Ford Ka se manteve sem mudanças até a linha 2000, quando recebeu importantes melhorias: chegavam os novos Zetec Rocam, motores com projeto totalmente nacional, com concepção simples para facilitar a manutenção, mas trazendo evoluções quando comparado aos Endura-E. O Ka, então, trocou as duas motorizações por apenas uma, que conseguia unir os pontos fortes dos dois motores anteriores (1.0 e 1.3): o Zetec Rocam 1.0 8 válvulas, com cabeçote em alumínio, desenvolvia 65 cv e 8,9 mkgf de torque máximo, e contava com o uso inédito e pioneiro do comando de válvulas roletado para o acionamento das válvulas (daí o nome Rocam), o que suavizava o funcionamento e melhorava o rendimento do propulsor. A transmissão manual de cinco marchas era mantida, mas agora com novo escalonamento, mais longo, para aproveitar mais o torque do motor.

A próxima grande novidade veio no ano seguinte, em 2001, com o Ka XR, versão voltada para a esportividade. Com visual exclusivo (contendo spoiler traseiro, saias laterais e rodas de liga-leve aro 14), ela era equipada com uma variação 1.6 8V da moderna “família” Zetec Rocam, entregando 95 cv e excelentes 14,2 mkgf de torque. A transmissão continuava a mesma, mas com nova configuração priorizando o desempenho.

Clássico do dia: Ford Ka XR 1.6 | Carros | autoesporte
O esportivo Ka XR.

Com esse conjunto aplicado em um carrinho que pesava aproximadamente 930 kg, a diversão era garantida: zero a 100 km/h em pouco menos de 11 segundos e velocidade máxima de 186 km/h, segundo dados da Ford. Na época, números bastante respeitáveis para um hatch das proporções do Ka.

Para meados de 2002, o Ford passaria por sua primeira reestilização, exclusiva para o mercado nacional. Enquanto a dianteira permanecia praticamente sem mudanças (até 2004, quando recebeu para-choque e grade inéditos), a traseira trazia um conjunto óptico totalmente renovado, com lanternas maiores e em novo posicionamento, além de um novo para-choque (pintado na cor da carroceria) e da mudança do alojamento da placa, que subiu para a tampa do porta-malas. Fora o novo visual, mais agradável e harmonioso, o Ka linha 2003 não recebeu nenhuma evolução mecânica, mantendo os bons 1.0 e 1.6 Zetec Rocam, aliados a transmissão manual de cinco velocidades.

Preço de FORD KA 2002 na KBB.com.br
Ka 2002.

Mas, com o passar dos anos e a evolução do mercado, estava na hora do Ka receber sua segunda geração, e assim aconteceu em dezembro de 2007.

Ford Ka 2008 | impressões ao dirigir - YouTube

Apresentado oficialmente como linha 2009 de fabricação 2008, o Novo Ka também era destinado exclusivamente ao mercado latino-americano, e era literalmente novo: com visual totalmente inédito, trazendo uma aparência mais robusta, ele agora estava maior (22 cm só no comprimento), mais espaçoso (passando a acomodar cinco passageiros, ante quatro da geração anterior), mais moderno (agora com tecnologia flex) e mais potente (rodando também no álcool, os motores 1.0 e 1.6 passaram a desenvolver até 73 cv e 9,4 mkgf de torque/110 cv e 15,8 mkgf de torque com etanol, respectivamente). 

CALOTA DA RODA 5,5 X 14'' ( UNIDADE ) FORD KA 2008 A 2009 FIESTA ROCAM  SEGUNDA GERACAO 2005 2006 - ORIGINAL ANOS:  2018,2017,2016,2015,2014,2013,2012,2011,2010,2009,2008 ,2007,2006,2005,2004,2003,2002,2001,2000,1999,1998,1997

Apesar de manter a mesma plataforma de 1997 com diversas melhorias, outro grande avanço desse Ka 2009 foi no porta-malas, que passou a acomodar bons 263 litros, ou seja, 77 litros a mais que a primeira geração. O interior, assim como o exterior, também foi inteiramente revisto, com novos painel, instrumentação e bancos, além de equipamentos inéditos. Falando nos equipamentos, inclusive, ele também passava a trazer alguns itens destacáveis desde a versão de entrada, batizada de Base, como as travas elétricas das portas, alarme e abertura do porta-malas por botão interno. Algumas dessas coisas, sabemos, não são oferecidas de série nem em alguns modelos atuais.

Turing Ka: o quatro portas (ou wagon?) que quase existiu…

Passados alguns anos, essa segunda geração passava por sua primeira e única revitalização de design, ocorrida em meados de 2011, já como linha 2012. Seguindo o estilo visual Kinetic (o mesmo adotado no recém-chegado New Fiesta e futuro EcoSport 2013), o Kazinho ganhava faróis escurecidos, nova grade dianteira, para-choques inéditos e lanterna com acabamento interno prateado, entre outros. O interior também passava por melhorias, e as rodas também ganharam desenho renovado. 

Ford Ka 2011 chega quase sem novidades apenas novos opcionais

Com os motores e câmbio inalterados em relação aos anos anteriores, uma das grandes novidades do Ford Ka 2012 era a versão Sport: apesar de ser equipada com o mesmo propulsor 1.6 8V do restante da linha (que, tendo uma relação peso potência de 9,0 kg/cv, já dava uma boa dose de fôlego pro carrinho), ela tinha visual mais esportivo, com faixas pela carroceria, lanternas escurecidas e rodas grafite. 

Ka Sport.

A terceira e atual geração

Em 2010, a Ford levou para os Salões um conceito para renovação do Ka. A previsão era de lançá-lo em 2014, e seu design estava com a filosofia do primeiro Ka.

Batizado de Start Concept, foi exibido no Beijing Motor Show para conferir as impressões do público sobre a novidade, e o carrinho chamou bastante atenção dos presentes. O concept foi executado em alumínio, e seu visual futurista mantinha o mesmo espírito inovador em desenho do primeiro Ka, de 1994. 

Novo KA? Ford Start Concept 2010 adianta novo compacto global da marca

O protótipo foi criado pelo Strategic Concepts Group Studios, da Ford, em Irvine, Califórnia. Os dados divulgados pela marca sobre o Start indicavam motor de três cilindros turbo com injeção direta, e previsão de preços ao redor de US$ 13 mil. Po alguma razão, o desenvolvimento do Ka não seguiu este caminho, talvez por ser muito avançado, enterrando o desenho especialgn do pequeno Ka, em detrimento um carro mais funcional e mais conservador em termos de estilo.

Fórum FORDHP • Ver Tópico - Ford Start Concept
O concept Ka Start: belas linhas, mas visual traria problemas mercadológicos.

Assim, em julho de 2014, exatos três anos após a apresentação da reestilização de meia-vida da segunda geração, chegava o New Ka, a terceira e atual geração do compacto. Esse novo projeto, desenvolvido no Brasil e mostrado pela primeira vez em 2013, voltava a ser mundial, com pretensões de venda também na Ásia e Europa.

O New Ka, desenvolvido no Brasil para vários mercados,

Agora disponível somente com carroceria quatro portas e contando até com variante sedã (que inicialmente se chamava Ka+ e hoje atende pelo nome de Ka Sedan), ele passou a compartilhar a mesma base com o New Fiesta e Novo Ecosport, contando com muito mais tecnologia e imenso avanço nos quesitos dirigibilidade e segurança.

Agora brigando em uma categoria superior, com VW Gol, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros, o novo Ford evoluiu em tamanho, além de trazer equipamentos inéditos na categoria, como os controles eletrônicos de estabilidade e tração, e o assistente de partida em rampas.

Mecanicamente falando, também tudo novo: a “família” Zetec Rocam saía de cena, e dava lugar aos novos 1.0 12V, já fazendo parte da era dos três cilindros, unindo economia de combustível com boa potência, afinal ele passava a ser o motor tricilíndrico de 1 litro mais potente do mercado até então: eram 80/85 cv e 10,2/10,7 mkgf de torque (com gasolina/etanol, respectivamente). 

Novo Ford Ka 1.0 parte de R$ 35.390 já com ar, direção elétrica e Bluetooth  - 25/07/2014 - UOL Carros

Além dele, para as versões mais caras, estava disponível o 1.5 da “família” Sigma, rendendo 105/110 cv e 14,6/14,9 mkgf de torque (também gasolina/etanol). Para ambos os motores, havia uma transmissão de cinco marchas totalmente nova. Com toda essa evolução, o Ka passou a figurar constantemente entre os cinco carros mais vendidos no mercado brasileiro,claro sinal de que o consumidor gostou do que estava sendo oferecido. 

Novo Ford Ka 2014: fotos oficiais e informações | CAR.BLOG.BR

Apesar de essa terceira geração ainda ser a mesma que é oferecida atualmente, o modelo passou por uma última revitalização, ocorrida nas carrocerias hatch e sedã em 2018, como linha 2019. Com ela, além do novo visual dianteiro, traseiro e interior, também chegava o tecnológico motor 1.5 três cilindros Dragon, entrando no lugar do 1.5 Sigma, e um inédito câmbio automático de seis marchas.

Esse motor Dragon, fabricado na Índia e também presente no EcoSport atual, desenvolve excelentes 136 cv e 15,3 mkgf de torque com etanol (ou 16,1 mkgf se a transmissão for automática). Fora isso, essa linha 2019 ainda trouxe ao Ka a central multimídia SYNC 2.5 e um ponto extra em segurança, com adição de mais bolsas infláveis opcionais.

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Hoje em dia, com cerca de 1,2 milhão de unidades produzidas no Brasil desde seu lançamento, em 1997, o Ka tem seu lugar de destaque na lista dos 10 automóveis mais vendidos no mercado nacional, sempre agradando pela mecânica robusta e dirigibilidade bem acertada.

A geração atual, além do sucesso aqui no Brasil, é vendida em diversos outros países, e mantém sua produção também na Índia, provando que o carrinho caiu no gosto de vários mercados mundo afora. Desde 1996…

Veja a evolução do Ford Ka ao longo dos anos - Garagem 360 — Sua oficina  virtual

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