EB110: a última Bugatti antes da Volkswagen

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Apresentado em 1991, este supercarro de duas portas e motor central fez a alegria daqueles que são apaixonados por carros de sonho. Foi o primeiro e único modelo produzido sob o comando de Romano Artioli, um empreendedor italiano que trouxe a marca Bugatti de volta ao mundo do automóvel, antes dela ser adquirida pelo Grupo Volkswagen em 1998.

por Ricardo Caruso

Em nível técnico, a Bugatti EB110 era engenharia pura. Passados 31 anos, a sua ficha técnica continua estimulante: motor 3.5V12 de 60 válvulas (5 válvulas por cilindro) da própria marca, caixa de câmbio manual de seis velocidades, quatro turbocompressores, 560 cv de potência máxima e sistema de tração integral. Estas especificações ofereciam desempenho de tirar o fôlego: aceleração de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 343 km/h.

Infelizmente, a produção do EB110 terminou quatro anos depois, em 1995, quando a Bugatti faliu, sendo posteriormente adquirida pela Volkswagen em 1998. No total, foram produzidas apenas 139 unidades do Bugatti EB110.

Neste vídeo abaixo, você pode conhecer a história por trás deste fantástico modelo, contada pelos três homens que no início dos anos 1990 ousaram fazer renascer uma das marcas mais importantes na história da indústria automotiva. 

Che macchina!


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