Ford SuperVan: 2000 cv e 0-100 km/h em 2 segundos

Compartilhe!

De tempos em tempos a Ford européia apresenta uma van diferente. Van. não. SuperVan! Isso mesmo, a Ford mostrou sua nova Transit SuperVan, que batizou de Ford Pro Electric SuperVan. É uma van de “ultra-alto-top-high-master” desempenho, que estreou no Goodwood Festival of Speed 2022.

por Ricardo Caruso

A Ford Pro Electric SuperVan aproveita ao máximo o potencial de desempenho elétrico e conectividade aprimorada para alcançar desempenho absurdo. Para isso, são quatro motores elétricos, uma bateria de 50 kWh arrefecida a líquido e sistema de controle personalizado, que produzem a bagatela de 2000 cv e consegue acelerar de zero a 100 km/h em menos de dois segundos. Isso mesmo que você leu: menos de dois segundos!

O veículo de demonstração totalmente elétrico foi secretamente desenvolvido pela Ford Performance e os especialistas em corridas e ralis eletrificados da STARD, na Áustria, com visual exterior da equipe de desenho da Ford em Colônia, Alemanha.

A primeira SuperVan da Ford foi lançada em 1971 e contou com um motor do Ford GT40 vencedor de Le Mans, para criar uma Transit MK1. A fórmula foi levada adiante na SuperVan 2; uma versão de fibra de vidro da carroceria Transit MK2, montada num chassi monocoque e com motor Cosworth 4.0V8 de 590 cv do Ford C100 de Endurance. Este veículo renasceu mais tarde como a SuperVan 3 semelhante ao Transit MK4, alimentado por um motor Cosworth HB de 650 cv da Fórmula 1 da época.

A Ford Pro Electric SuperVan -espécie de MK4 da curiosa linhagem- foi pilotada pelo experiente piloto francês e especialista em corridas de carros movidos a motor elétrico, Romain Dumas.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español