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Elétrico: o caro Cadillac Escalade EQ 2025

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A General Motors continua sua arriscada aposta nos carros 100% elétricos (deixando de lado os híbridos), que vai desde o relativamente acessível Chevrolet Equinox EV até o sedã de luxo Cadillac Celestiq, todos baseados na plataforma modular Ultium. Esta arquitetura, bastante flexível, é vista em outra variante: o enorme Cadillac Escalade IQ 2025, SUV totalmente elétrico que se juntará ao seu “irmão” de combustão interna na linha da empresa.

por Marcos Cesar Silva

INACESSÍVEL – O Escalade é um dos modelos mais importantes da Cadillac, e o fabricante tem feito todos os esforços para disponibilizar a versão elétrica IQ. Com autonomia -reivindicada pela GM- de 725 km graças a uma bateria com capacidade de mais de 200 kWh, que é quase tão grande como a do GMC Hummer (212 kWh). Adicione uma ampla tela de multimídia no painel, direção nas quatro rodas e capacidade de reboque de até 3.600 kg, e você terá os ingredientes para outro SUV de luxo atraente no mercado, mas desta vez elétrico. O preço no mercado americano será entre US$ 160 mil e US$ 180 mil.

800 VOLTS – A plataforma modular Ultium EV abriga a bateria de 24 módulos do Escalade IQ, o dobro do aplicado no Lyriq, com capacidade utilizável de 102,0 kWh. O Escalade IQ usará uma arquitetura elétrica de 800 volts, provavelmente igualando a velocidade máxima de carregamento de 350 quilowatts. A Cadillac diz que o IQ carregará para até 160 km de autonomia em 10 minutos em um carregador público de 350 kW. Um carregador que o acompanha, de dois níveis de 240 volts, é padrão, carregando o Escalade a cada 24 km de autonomia adicionada por hora a 7,7 kW -um cálculo rápido sugere o tempo de carregamento de 0 até 100% de cerca de 30 horas. O IQ também pode aceitar até 19,2 kW de corrente alternada e, em uma tomada de 220 volts capaz de fornecer essa potência, o SUV carrega totalmente em cerca de 13 horas, ou 60 km por hora de carga.

MUITO POTENTE – Graças aos motores elétricos de ímã permanente duplo, o Escalade IQ tem tração integral com 680 cv de potência e 61,5 mkgf de torque no modo de condução normal. Mude para o modo Velocity Max e esses números saltam para 750 cv de potência, o que a Cadillac afirma que impulsionará o veículo de zero a 100 km/h em menos de 5 segundos. O Escalade IQ 2025 também será capaz de rebocar até 3.600 kg, de acordo com estimativas da empresa. A condução com um pedal e a regeneração de frenagem seletiva são de série, assim como o sistema de ar condicionado que ajuda a reduzir a carga de energia do controle de clima automático de cinco zonas.

DIREÇÃO NAS QUATRO RODAS – Assim como os GMC Hummer e Chevrolet Silverado EV, o Escalade IQ receberá direção nas quatro rodas, com um recurso de condução diagonal de baixa velocidade chamado “Cadillac Arrival Mode”. A suspensão pneumática e os amortecedores magnéticos são de série, baixando o Escalade em até 2 polegadas para melhorar a aerodinâmica ou elevando-o uma polegada para enfrentar terrenos acidentados. O SUV elétrico também contará com uma função “vehicle-to-home” (V2H) em seu sistema de carregamento bidirecional, permitindo que os clientes usem energia direto de seus carros por meio de um carregador instalado em casa.

ESTILO DIFERENTE – Visualmente, os faróis verticais são uma mudança em relação aos estreitos do Escalade a combustão, com uma grade iluminada característica da linha IQ da Cadillac, que parece menos ousada e robusta do que alguns esperavam. O mesmo vale para o perfil lateral, com a linha de cintura acentuada, que vai do para-lama dianteiro até a lanterna traseira, além de um rebaixo nas portas, que causa interessante efeito visual. A Cadillac também não ignorou a aerodinâmica no novo desenho, otimizando o formato da traseira do veículo, suavizando a parte inferior e adicionando abas na grade, que se fecham quando as necessidades de arrefecimento da temperatura são baixas. O resultado desse trabalho é um coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 15% menor, em torno de 0,31.

MUITO CONFORTO E MIMOS – Conforto de classe executiva A aparência elegante e moderna externa é repetida na cabine. A experiência do usuário é dominada por um enorme conjunto de telas que percorrem o painel e medem no total de 1,4 metros polegadas (55 polegadas) na diagonal. Colados um ao outro, o painel de instrumentos digital e a tela central touchscreen dominam o espaço, com outra tela sensível ao toque bem na frente do passageiro. A cabine também se beneficia de bancos de couro perfurados e acabamento de madeira gravado a laser retroiluminado à noite, como merece um Cadillac. A GM optou por desenvolver seu próprio sistema de multimídia para que não haja Apple CarPlay ou Android Auto. Por outro lado, você encontrará um sistema de áudio AKG de 40 alto-falantes, como se a unidade da versão básica -de 19 alto-falantes- não fosse suficiente.

IMPONENTE, COMO SEMPRE – O Escalade IQ 2025 tem 5,7 metros de comprimento, 31,5 cm mais longo que o Escalade padrão e apenas 7 cm mais curto que o ESV Escalade alongado. No entanto, o Cadillac elétrico tem distância entre-eixos maior que ambos, com 3,45 metros, o que significa maior espaço interno. A Cadillac diz que, combinada com o piso plano da cabine, as dimensões generosas liberam espaço suficiente para um assento executivo opcional na segunda fila, a primeira vez que o SUV grande oferece tal opção. Opte por essa opção e você terá assentos individuais na parte de trás, com uma tela de 12,3 polegadas para cada passageiro da segunda fileira e uma central de comando touchscreen menor no console.

TERCEIRA FILEIRA – O Escalade também tem uma espaçosa terceira fileira de bancos e amplo espaço para carga: 671 litros com todos os bancos no lugar, 1.957 litros atrás da segunda fileira e 3.373 litros com todos os bancos rebatidos. Como se não bastasse, o Escalade tem porta-malas dianteiro de 345 litros, elevando a capacidade total de carga para 3.721 litros.

CARO, MUITO CARO – Mas nem tudo é festa ou show de tecnologia. O Cadillac IQ é caro: será vendido por algo entre US$ 160.000 e US$ 180.000 e terá todos os auxílios de condução imagináveis, incluindo a mais recente evolução do sistema de direção semiautônoma “Super Cruise”. Muito parecido com o GMC Hummer, você tem que se perguntar se um modelo elétrico tão grande é relevante e quem nos Estados Unidos pode realmente pagar US $ 200.000 com impostos para tal veículo. Mais uma vitrine linda da GM para os elétricos, mas distante da ideia de popularizar os carros elétricos que a marca busca.


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