CarrosSlide

EM90: a primeira minivan da chinesa Volvo

Compartilhe!

O Volvo EM90 2024 é a primeira minivan da montadora chinesa e será oferecida apenas com tração elétrica. Embora já tenha vazado nas redes sociais, sua apresentação só está prevista para 12 de novembro próximo, quando a lista de reservas também será aberta na China, sede da controladora Geely, que há tempos detém a marca Volvo. Por enquanto, não se sabe a quais mercados o EM90 está destinado. Na verdade, este MPV (Multi Purpose Vehicle, como são classificadas as minivans) é uma variação do Zeekr 009, também da Geely.

por Marcos Cesar Silva

Até o momento, as imagens divulgadas só permitiram ver detalhes do modelo. Agora é possível verificar se o que a empresa afirma é verdade: que o EM90 é “projetado para você aproveitar ao máximo o tempo que passa no interior do carro, como uma sala de estar em movimento”. A Volvo acrescenta: “O novo EM90 não permite apenas que viaje do ponto A para B: cria espaço para a sua vida”. Estas imagens estão no site do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação da China (MIIT, sigla em inglês), e já mostram o exterior do Volvo EM90.

O Volvo EM90 está direto relacionado com o Zeekr 009 (abaixo). Este modelo é baseado na “Sustainable Experience Architecture” (SEA) da Geely. Claro, o EM90 tem elementos de desenho específicos dos Volvo, como já podemos observar. Lanternas traseiras em forma de “T” deitado, teto solar duplo e luzes diurnas de LED “martelo de Thor” podem ser vistos.

O Zeeker 009 da Geely, que deu origem à série…

Outros elementos típicos da ex-marca sueca incluem antena “tubarão” e traseira com corte vertical. As lanternas traseiras são de LEDs e o visual diferente certamente fará com que o Volvo EM90 se destaque nas ruas e estradas. Na dianteira há uma grande grade com o emblema da marca iluminado.

Saltando para o interior, o MPV pelas fotos parece ter dois assentos individuais na segunda fila, enquanto na parte superior do painel há um alto-falante central que lembra os modelos atuais equipados com sistema de som Bowers e Wilkins. Em dimensões, atinge 5.206 mm de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.859 mm de altura. Já a distância entre-eixos é de 3.205 mm.

Pesando 2.763 kg, é alimentado por um motor elétrico montado na traseira com 272 cv e 34,3 mkgf de torque. O que não sabemos é se ele será oferecido com a configuração de motor duplo, que fornece 544 cv no Zeekr 009. Neste, as opções de bateria contam com capacidades de 116 kWh e 140 kWh, oferecendo até 822 km de autonomia.


Compartilhe!
1714058819