Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Espanha: “pum” das vacas pode virar combustível

Compartilhe!

images

O assunto já foi pesquisado na Argentina, e agora chegou à Europa. Já é possível criar combustível para automóveis a partir de gases de vaca? Já é possível. Um grupo de pesquisadores do Institudo de Tecnologia Agropecuária, na Espanha, apostou no projeto depois de estudar o gás metano que as vacas produzem durante a sua digestão.

E não é pouco. Ao todo, representam 14,5% das emissões de origem animal/humana, mais do que todos os carros da cidade de Córdoba, por exemplo,onde se realizou o estudo. Feitas as contas, uma vaca contamina, por dia, o mesmo que um automóvel que roda 60 km.

Assim, a iniciativa pretende, também, ser amiga do meio-ambiente. O projeto recolhe, purifica a transforme os gases das vacas numa fonte de energia. Guillermo Berra, coordenador do grupo que está desenvolvendo o projeto, fala numa forma “econômica e prática” para resolver um problema e criar uma solução útil.

A energia, depois de trabalhada, poderá ser utilizada também para fornecer eletricidade e seria uma alternativa viável aos meios convencionais.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español