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Esta é a Ford Ranger Raptor 2023

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Oficial! Ford Ranger Raptor 2023: muitos 'knickknacks' e um V6 EcoBoost

A Ford acabou de apresentar a picape revelar a Ranger Raptor 2023. A segunda geração da versão chegará primeiro às concessionárias europeias, equipada com motor EcoBoost V6 como grande novidade. Isso significa que será a primeira versão da nova Ranger a estar disponível na Europa, seguida pelo Wildtrak na metade de 2023.

por Marcos Cesar Silva

A versão diesel da Ranger Raptor chegará em 2023, mas estará disponível apenas em alguns mercados, e não inclui o Brasil. A Ford não revelou preços, mas é claro que a nova Raptor V6 será mais cara que a Raptor anterior. Desenvolvida pela Ford Performance, é a versão mais festejada da picape, pois oferece a melhor combinação de desempenho e capacidade off-road.

A nova Ranger é a terceira adição à atual linha Raptor, junto com a F-150 Raptor e Bronco Raptor. Esta geração será lançada também nos Estados Unidos, claro.

A Ford Ranger Raptor herda as principais características de desenho da nova geração da picape, lançada poucos meses atrás. Adiciona uma aparência muito mais robusta, com molduras nas bordas dos para-lamas alargadas, rodas de 17 polegadas com pneus off-road -enormes- de 32 polegadas e também maior distância para o solo.

Os para-choques são complementados por placas de proteção, e ainda há degraus laterais de alumínio, grade exclusiva com letras “F O R D”, entradas de ar no capô e adesivos Raptor. A proteção da parte inferior da carroceria foi melhorada, e agora inclui uma placa dianteira maior feita de aço de alta resistência, de 60 mm de espessura.

Ford Ranger Interior Raptor 2023

Temos ainda proteções adicionais para o motor e caixa de transferência. Na traseira, as duas saídas de escapamento e os ganchos de reboque chama atenção. No interior, a Ford adicionou um par de bancos esportivos, segundo a marca inspirados em caças, que oferecem maior aderência.

Também vemos outros detalhes exclusivos. É o caso das costuras vermelhas, volante revestido de couro com aquecimento e iluminação ambiente. A lista de equipamentos padrão incluem faróis Matrix LED, painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, uma grande tela touch screen de 12 polegadas com SYNC4 e sistema de som Bang&Olufsen com 10 alto-falantes.

Novo motor EcoBoost 3.0V6 biturbo

A Ranger Raptor continuará disponível com o motor diesel biturbo de quatro cilindros, usado pela sua antecessora em vários mercados, incluindo a Europa, a partir de 2023. No entanto, à esta nova geração é adicionado um novo motor a gasolina EcoBoost 3.0V6, com desempenho significativamente melhor.

Na especificação europeia, o V6 tem 288 cv e 49 mkgf de torque, máximos. São números bastante modestos para o que a sua mecânica sugere. Na Austrália, por exemplo, este mesmo motor produzirá 397 cv e 58 mkgf de torque. A razão para esse disparate é simples: a necessidade de cumprir as rigorosas normas de emissão da Europa.

A potência é transmitida para todas as quatro rodas por meio de uma transmissão automática de 10 velocidades. O sistema permanente de tração integral tem uma caixa de transferência de duas velocidades, bloqueio eletrônico de diferenciais na dianteira e traseira, e a opção de mudar a tração para apenas na traseira.

Para ajudar, o motorista pode escolher entre sete modos de condução: Normal, Sport, Escorregadio, Rock Crawl, Mud/Ruts, Areia e Baja. Estes modificam numerosos parâmetros da Ranger Raptor, e o sistema de escapamento com tubo duplo pode ser configurado em termos de som como Silencioso, Normal, Sport e Baixo.

A raptor traz o mesmo sistema Trail Control que estreou no F-150 Raptor anterior. É o equivalente a um piloto-automático (ou cruise control) adaptativo para uso off-road. O motorista estabelece uma velocidade abaixo de 32 km/h e só se preocupa com a direção. Em nível técnico, os engenheiros da Ford reforçaram o chassi.

A suspensão apresenta novos braços de controle superior e inferior feitos de alumínio, e um novo conjunto de amortecedores ativos Fox de 2,5 polegadas. Eles foram ajustados pela Ford Performance e oferecem 50% menos atrito em relação ao modelo anterior. Eles têm geometria de ligação Watt refinada para a parte traseira.

O curso de suspensão foi aumentado para 290 mm na frente e 250 mm na traseira.

Por enquanto, a nova Ford Ranger Raptor 2023 será vendida inicialmente na Europa, devendo chegar a mercados como da África do Sul e Austrália mais adiante. Depois vai desembarcar, claro, nos Estados Unidos e Canadá. No caso do Brasil, mesmo que a Ford tenha avaliado aqui a versão anterior -que nunca entrou em comercialização- não há nenhum movimento por parte da Ford em ter ou não a Raptor aqui, nem mesmo quando a nova geração for lançada em 2023.


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