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Esta é a nova picape Ford Ranger 2023

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A Ford apresentou na quarta-feira sua nova picape médio porte Ranger, toda redesenhada. misturando elementos da F-150 e da Maverick. O modelo revelado foi desenvolvida para mercados globais -incluindo Brasil- mas o estilo e algumas das especificações devem corresponder às especificações das Ranger destinadas ao mercado norte-americano, onde devem chegar às concessionárias em 2022 já como ano-modelo 2023.

por Ricardo Caruso

Apesar de estar sendo revelada agora, a produção global só será iniciada no ano que vem. A chegada ao Brasil será em 2023, quando começará a ser fabricada na Argentina, algo que a própria Ford já confirmou.

O Ranger atual, a mesma feita na Argentina e comercializada no Brasil, só foi lançada nos Estados Unidos para o ano- modelo 2019, mas estava à venda em outros lugares desde o início da última década. É por isso que uma nova Ranger está sendo apresentado tão rapidamente.

Novo Ford Ranger (modelo global)

A nova Ranger utiliza uma versão atualizada da plataforma “T6 body-on-frame” do Ranger atual. A plataforma revista, que estreou no Bronco, é um pouco maior, com a largura das bitolas aumentada e a distância entre-eixos alongada. No caso da distância entre-eixos, as rodas dianteiras foram posicionadas mais para frente em cerca de 5 cm para melhorar a articulação das rodas e os ângulos de ataque. Os amortecedores da suspensão traseira também foram movidos para fora dos trilhos do chassi, movimento este que visa melhorar o conforto.

A plataforma também oferece suporte à tecnologia híbrida, embora a Ford ainda não tenha mencionado nenhum trem de força eletrificado para essa picape, mas é algo inevitável. Fontes da montadora já deixaram escapar que a nova Ranger terá sim uma versão híbrida pela primeira vez, com 367 cv e 69,3 mkgf, movido a gasolina e que faria cerca de 30 km/litro. A montadora mencionou que uma nova estrutura frontal cria mais espaço no compartimento do motor, permitindo a instalação de motores V6. Para a Ranger global, a Ford listou vários motores a diesel de 4 cilindros em linha, além de um novo 3.0V6 diesel.

Dados os laços estreitos de parentesco com o Bronco, espera-se que a Ranger americana use os mesmos motores que o SUV. No Bronco, há um motor de 4 cilindros em linha turbo de 2,3 litros e um 2.7V6 biturbo. Assim, uma configuração híbrida para ambos os modelos é esperada em algum momento. O Bronco é oferecido com a opção de câmbio manual de sete velocidades ou automático de 10 velocidades e este também é o caso da Ranger.

Cabines Single (simples), Super Cab (estendida) e Crew Cab (dupla) estão planejadas para a Ranger, embora não esteja claro quais serão oferecidas nos Estados Unidos ou Brasil. Uma Ranger Raptor -de alto desempenho- também está programada para ser apresentada em fevereiro de 2022. Deve chegar com com motor V6 biturbo com cerca de 400 cv. A Raptor também deve vir com amortecedores Fox e pneus BF Goodrich All-Terrain T/A KO2. Um Bronco Raptor também foi confirmado para estrear em 2022.

O desenho interior traz muito mais itens de tecnologia do que antes, graças principalmente à tela “touchscreen” 10,1 ou 12 polegadas. Ele executa o sistema de multimídia SYNC 4 da Ford. Uma câmera “surround-view” também é oferecida, junto com vários recursos de assistência ao motorista, cujos detalhes serão anunciados próximo ao lançamento no mercado.

A produção da nova Ranger global está sendo realizada em fábricas na Tailândia e na África do Sul. A produção da Ranger para a América do Norte será realizada na fábrica da Ford em Michigan. É onde o Ranger e o Bronco atuais são construídos.

A nova Ranger também será a base para um Volkswagen Amarok redesenhada . A picape VW também está em testes e será exibida em 2022. Não se espera que seja vendido nos Estados Unidos, embora Ford e VW permaneçam abertos à essa possibilidade.


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