Evolução: a grade das Mercedes. Qual você prefere?
A primeira vez que Wilhelm Maybach instalou seu radiador de “colmeia” na Mercedes 35 PS foi em 1900, e foi um projeto patenteado que resolveu o problema de arrefecimento da temperatura do motor de combustão interna de uma vez por todas, e permitiu a produção de veículos que não só eram mais potentes, mas também mais confiáveis.
por Ricardo Caruso
![](http://autoetecnica.band.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/09/image-21-1024x477.png)
Como o radiador estava na frente do veículo, isso teve impacto imediato na imagem da marca. Uma nova era tinha começado, e os concorrentes foram rápidos em imitar essa invenção.
Agora, mais de 120 anos depois, aqui estamos nós novamente. Os veículos elétricos estão trazendo uma nova “cara” aos carros, à medida em que buscam melhorar a aerodinâmica e reduzir suas necessidades de resfriamento significativamente em comparação com os carros convencionais.
![](http://autoetecnica.band.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/09/image-22.png)
Resfriar o motor foi um dos maiores desafios nos primeiros dias de existência do automóvel. Havia a necessidade de um sistema de reduzir com eficiência a temperatura da águia em um circuito fechado. Uma das primeiras soluções foi o radiador tubular, inventado por Maybach em 1897. Consistia em um tanque de água estreito com tubos abertos através dos quais o ar fluía enquanto o carro rodava. Um ventilador ligado ao virabrequim permitiu que o sistema continuasse funcionando mesmo quando o motor estava em marcha lenta.
O avanço veio em 1900 com o radiador tipo colmeia no Mercedes 35 PS. Consistia em mais de 8.000 pequenos tubos com uma seção quadrada transversal de cerca de seis milímetros por lado. A área frontal maior e o aumento do fluxo de ar oferecido pelos tubos quadrados proporcionaram uma potência de resfriamento significativamente maior.
![parrilla de Mercedes-Benz Churrasqueira Mercedes-Benz](https://www.autonocion.com/wp-content/uploads/2022/09/evolucion-parrilla-mercedes.jpg)
Até meados da década de 1930, praticamente todos os carros de produção da série tinham desenho de radiador semelhante, com pequenas variações. A grade do radiador com a dobra vertical distinta no centro apareceu em 1911 e permitiu uma superfície de resfriamento maior.
Nos primeiros 40 anos de história do automóvel, o radiador tinha uma função puramente prática. As montadoras inicialmente não a viam como uma marca registrada de uma empresa.
A grande mudança veio em 1931 com a chegada do Mercedes-Benz 170 (W15). Pela primeira vez, o radiador foi montado com proteção atrás de uma grade. O novo componente fazia parte do capô e foi projetado com muito cuidado. A forma elegante, arredondada e retangular foi baseada no desenho do próprio radiador. No entanto, também foi complementado por um quadro cromado largo, que transmitia uma ideia de qualidade e elegância atemporal.
Posteriormente, a grade cromada tornou-se uma das características mais reconhecíveis da marca. Os desenhistas da Mercedes-Benz trataram esse item com cuidado e apenas adaptações muito graduais à sua forma geral até a década de 1960. Em seguida, a grade Mercedes-Benz cresceu em largura e encolheu em altura. O foco na maior largura transmitia mais potência e presença.
Na década de 1950, a Mercedes-Benz criou um segundo projeto de radiador totalmente independente. O lendário 300 SL “Gullwing” e o menor roadster 190 SL receberam uma alternativa moderna, conhecida internamente como a “cara de carro esportivo”.
As ofensivas do modelo dos anos 1990 e 2000 fizeram com que a parte dianteira dos carros da Mercedes mudasse para uma aparência mais esportiva.
O desenhoi da grade do radiador nos modelos Mercedes-Benz de hoje é ainda mais especial e, acima de tudo, mais escultural. As diferentes formas, contornos e aletas facilitam a distinção entre as linhas do modelo sem negligenciar o caráter característico da marca, oui seja, a “Mercedes-Benz grille“.
Embora a condução elétrica signifique que um radiador não é mais necessário na frente do veículo, ainda há necessidade de entrada de ar. No entanto, os desenhistas têm a liberdade de colocá-los em outro lugar, o que abre a oportunidade de criar um visual frontal completamente novo e distinto. Em vez da grade há um painel preto com uma estrela central que se incorpora perfeitamente com os faróis inovadores.