Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Ford desenvolve tecnologia para evitar buracos

Compartilhe!

A Ford está desenvolvendo uma tecnologia que vai ajudar os motoristas a evitarem buracos nas ruas e estradas, criando um mapa virtual que exibirá -em tempo real- no painel de instrumentos, onde se encontram os buracos à frente, o grau de perigo que representam e sugestão de rotas alternativas.

FORD2017_Pothole_5

“Um mapa virtual pode indicar um novo buraco no momento em que ele aparece e quase que de imediato, avisar outros motoristas do que os espera na via mais à frente”, afirmou Uwe Hoffmann, engenheiro de pesquisa de Tecnologias Avançadas de Controle de Chassi da Ford Europa. “Os nossos carros já incorporam sensores que detectam buracos na estrada e agora queremos levar esta tecnologia para o nível seguinte”, concluiu.

Alguns modelos da Ford na Europa, como o Galaxy, Mondeo e S-MAX, já utilizam sensores a bordo que detectam buracos e ajustam a suspensão para ajudar a reduzir qualquer dano potencial.

FORD2017_Pothole_1

Os engenheiros pesquisam agora esse recurso, usando também câmeras e transmissores, no Centro de Investigação e Inovação da Ford, em Aachen, na Alemanha. Juntas, essas tecnologias reúnem informações detalhadas sobre os buracos e transmitem para a “nuvem” em tempo real, onde ficam disponíveis para outros motoristas.

Outras investigações estão também explorando o uso de um sistema de suspensão ativa desenhado para reduzir muito a gravidade dos buracos e dos pisos em mau estado.

FORD2017_Pothole_4

A Ford já testa novos veículos ao longo de um trecho de 1,9 km, que é um verdadeiro pesadelo no circuito de testes de Lommel, na Bélgica, usando réplicas de alguns dos piores buracos de vias do mundo. Com certeza o Brasil lá está bem representado.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español