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Ford EcoSport: a trajetória do SUV projetado no Brasil

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por Douglas Mendonça, especial para AUTO&TÉCNICA

Da história recente de nossa indústria automotiva, o Ford EcoSport tem uma das mais interessantes e ricas trajetória para ser contada. Oriundo do “Projeto Amazon”, utilizando plataforma do então Novo Fiesta (que havia chegado meses antes), o SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo no bom português) foi apresentado oficialmente pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2002 e já mostrava, graças ao interesse do público pela novidade, que teria um futuro bem promissor.

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O lançamento veio alguns meses depois, em abril de 2003, onde o modelo chegou só com tração dianteira e sendo oferecido com três opções de motor e três versões: 1.0 Supercharger (com compressor mecânico) de 95 cv (disponível apenas na versão de entrada XL), o já conhecido 1.6 Rocam (presente nas três versões XL, XLS e XLT) e o bom 2.0 Duratec de 143 cv na topo da linha XLT.

A novidade do SUV compacto confirmava as expectativas de sucesso: já no primeiro ano de produção, cerca de 30 mil unidades foram vendidas e ele chegou a ter até fila de espera nas concessionárias.

O interessante na trajetória do Ford EcoSport é que, mais ou menos naquela época, outras marcas também pensavam em um carro familiar que não fossem as tradicionais wagons, nascendo, por exemplo, os monovolumes ou minivans (carros com carroceria de um único volume). Entre eles, Renault Scénic em 1998, Mercedes-Benz Classe A em 1999, Citroen Xsara Picasso em 2001, Chevrolet Zafira em 2001, Meriva em 2002 e Fiat Idea em 2005, entre outros.

Ford Ecosport história

Mas a Ford pensou diferente, trazendo o conceito de SUV, e o fato é que, querendo ou não, os reis do mercado atual são eles, e os monovolumes já saíram de moda há alguns anos. Foi aí que a Ford deu o tiro certeiro, garantindo a liderança e reinado isolado do EcoSport no nosso mercado por quase 10 anos, quando chegou o Renault Duster, seu primeiro concorrente, no final de 2011.

Mas esse acerto não foi ao acaso: pesquisas realizadas pela Ford em 1998, mostravam grande interesse do consumidor brasileiro por um SUV compacto, que pudesse ser comprado por preço honesto, com bom espaço interno e visual aventureiro.

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Em meados dos anos 1990, era claro o grande desejo de compra pelos SUV importados então oferecidos em nosso mercado, todos impossíveis de serem adquiridos pela classe média brasileira devido aos altos preços. Partindo desses estudos de marketing e da experiência que a Ford tinha nos Estados Unidos com os SUVs dr todos os tamanhos, os técnicos brasileiros ousaram e começaram a trabalhar no projeto do EcoSport, enquanto a concorrência focalizava na então novidade dos monovolumes.

Com o passar do tempo e as mudanças de mercado, o “Eco”, como foi carinhosamente chamado pelo grande público, se adequou ao gosto do consumidor, com a adição de tração 4×4 na versão 4WD 2.0 em 2004; conversão do motor 1.6 Rocam para flex em 2005 e a chegada da famosa versão FreeStyle em 2006 (que, de série especial, se tornou configuração de linha, presente até hoje na gama do modelo). Em 2007, foi lançado o câmbio automático e, em 2008, foi a vez do motor 2.0 se tornar bicombustível.

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Em 2010 veio a primeira grande mudança no SUV compacto, com visual totalmente revisto (dianteira nova, traseira reestilizada e interior melhorado), mantendo a mecânica, que nunca parou de evoluir, e deixando o modelo ainda mais competitivo, com mais itens de série e melhor relação custo/benefício.

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A segunda geração veio no começo de 2012, praticamente com as mesmas dimensões da primeira, mas totalmente diferente interna e externamente, e agora usando a base do novo New Fiesta, o que garantiu entre-eixos maior, melhorando habitabilidade e espaço interno. Esse novo Ford EcoSport deixou de ser exclusividade dos mercados latino-americanos e se tornou um carro global, sendo vendido também em outros mercados.

Por aqui, a nova geração do SUV compacto trocou o motor Rocam pelo mais moderno 1.6 Sigma, além da permanência do potente 2.0 Duratec, agora com 147 cv. No final do mesmo ano, chegava a versão FreeStyle 2.0 4×4, que tinha foco nos consumidores ainda mais aventureiros.

Para a época, uma evolução indiscutível em termos de tecnologia e segurança, com adição de equipamentos como controles de estabilidade e tração, airbags laterais, direção com assistência elétrica e sistema de entretenimento Ford Sync, entre outros.

Avançando cinco anos, em 2017 chegou a reestilização da segunda geração, que é o carro vendido até hoje. Agora ainda mais moderno, o SUV compacto da Ford foi totalmente renovado. No quesito motor/câmbio, o 1.6 Sigma foi trocado pelo moderníssimo e econômico 1.5 Dragon tricilíndrico, que rende bons 137 cv, além do novo 2.0 Direct Flex de 176 cv no lugar do Duratec.

O câmbio automático passou a ser manual de seis marchas, e a tração 4×4 veio alguns meses depois na versão Storm 2.0, ainda mais voltada para o fora de estrada. Essa reestilização trouxe ainda algumas novas tecnologias, como os pneus “runflat” (que permitem a rodagem mesmo furado), alertas de ponto cego e tráfego cruzado e central multimídia com diversas funções, entre outros recursos.

Sem dúvidas, desde seu lançamento até hoje, o Ford EcoSport foi um modelo de destaque, comprovado principalmente pelos 17 anos de mercado, tendo alcançado em 2011 a marca das 700.000 unidades produzidas (ainda na primeira geração), e, no final do ano passado, mais 600.000 unidades da segunda geração (das quais aproximadamente 59% ficaram no mercado brasileiro e 41% foram exportadas).

O Eco é vendido hoje em mais de 150 países, fabricado em outras três unidades (na China, Índia e Romênia) e totalizando mais de 1,3 milhão de carros feitos desde 2003 só na planta de Camaçari, na Bahia. O EcoSport é, até hoje, referência quando o assunto é SUV compacto.

Recentemente, a Ford anunciou a decisão de se especializar na produção de picapes e utilitários esportivos, e o EcoSport, ao lado de modelos como Explorer, Escape, Bronco e Territory, é um dos veículos com presença garantida no novo portfólio global da marca.



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