Última hora

Ford prepara SUV com plataforma VW

Compartilhe!

A Ford confirmou planos de apresentar um SUV compacto elétrico compacto no início de 2023, e a montadora já iniciou uma campanha de de divulgação de teasers antes de apresentar a novidade por inteiro.

por Marcos Cesar Silva

A Ford divulgou na semana passada uma imagem desfocada de seu novo SUV, e o executivo de veículos de passageiros na Europa, Martin Sander, também postou na semana passada um teaser mostrando parte do desenho do novo modelo em sua conta no Twitter. A foto de Sander foi feita durante um recente evento no Centro de Desenho europeu da Ford em Colônia, Alemanha.

Este SUV compacto é o modelo que a Ford está desenvolvendo na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen, projetada para veículos elétricos convencionais, por conta de um acordo fechado entre as duas montadoras em 2019. Uma espécie de “Autolatina de Primeiro Mundo”.

A plataforma MEB é a base para vários veículos, incluindo o SUV compacto Volkswagen ID.4, com o qual o Ford provavelmente estará intimamente alinhado. Tanto os teasers quanto as primeiras fotos de segredo de um modelo de argila durante transporte apontam para o Ford com um desenho abusando mais das linhas retas do que o VW.

Ford crossover elétrico baseado na plataforma MEB do Grupo VW - Crédito da foto: Martin Sander

O novo SUV compacto elétrico da Ford é baseado na plataforma MEB do Grupo VW

Como o ID.4, o Ford deve oferecer a opção de tração traseira ou integral. Não está claro o tamanho da bateria, mas o ID.4 vem com opções de bateria de 62 e 82 kwh, e a plataforma MEB suporta vários tamanhos de bateria adicionais.

Não procure o SUV à venda no mercado americano. A Ford só anunciou planos de vendê-lo na Europa, onde será produzido. A fabricação será feita na unidade da Ford em Colônia. O local é onde a sede europeia da Ford também está localizada, e onde a Ford está investindo US $ 1 bilhão para a produção de veículos elétricos e baterias.

A Ford vai ainda lançar um segundo SUV na Europa, baseado na plataforma MEB. Ele foi descrito como um SUV médio e provavelmente será mais parecido com um cupê do primeiro, semelhante à forma como a VW oferece os “irmãos” ID.4 e ID.5.


Compartilhe!
1714056208