CarrosSlide

GOL, VOYAGE E FOX 2014: POUCAS MUDANÇAS

Compartilhe!

 Malagrine

O ano de 2013 mal começou e a Volkswagen já apresentou sua linha de veículos 2014. E sem maiores novidades.. Os Gol, Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan e Golf passaram a contar com novos equipamentos de série, além de tecidos e acabamentos internos e externos diferenciados.

Malagrine
Gol Highline.

Os maiores destaques da linha 2014 são os Fox e CrossFox, que trazem várias inovações tecnológicas. Além de receber mais equipamentos de série e contar com opcionais inéditos, o Fox e o CrossFox 2014, que já vêm equipados de série com airbags frontais e freios ABS (que serão obrigatórios a partir do próximo ano), passam a contar, em todas as suas versões, com nova arquitetura eletrônica, uma das mais modernas neste segmento de mercado e que segue os parâmetros globais de tecnologia do Grupo Volkswagen. O Fox 2014 ganhou ainda mais uma série especial “Rock in Rio”, com visual e conteúdo exclusivos relacionados a esse evento musical.

NOMEMCLATURA GLOBAL

Os Fox, Gol e Voyage ganharam também a nomenclatura global “Highline” para as versões top de linha, o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil.  A identificação é adotada nas opções mais luxuosas de modelos como o sedã Jetta e a pickup Amarok. No caso do Fox, a versão Prime passa a se chamar Highline. Nos Gol e Voyage, as alterações foram feitas nas versões Power e Comfortline, respectivamente.

Malagrine

DE SÉRIE

Na nova versão Highline, Fox, Gol e Voyage passam a trazer ar-condicionado de série, além do aumento na oferta de equipamentos nas demais versões. Com exclusividade no segmento, as versões equipadas com o motor 1.0 TEC do Gol quatro portas e do Voyage passam a trazer alarme keyless e vidros traseiros com acionamento elétrico (em adição aos vidros dianteiros, cujo acionamento elétrico já era oferecido de série desde as versões de entrada de ambos os modelos).

Malagrine

Com boa relação custo/benefício, o Fox está ainda mais equipado em sua linha 2014. Agora, todas as versões tem de série com itens como direção hidráulica, conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura, chave “canivete”, faróis com “máscara negra”, rodas de aço aro 15 com calotas, pára-choques pintados na cor da carroceria, limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro e aviso sonoro dos faróis ligados, entre outros.

ELETRÔNICA

O Fox e o CrossFox receberam arquitetura eletrônica completamente nova e avançada. Esse novo recurso eletrônico possibilitou a instalação de vários equipamentos de série inéditos nos seus segmentos. Entre eles está o “Comfort Blinker”, que permite que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, aumentando a segurança em manobras, como trocas de faixa.

Outro benefício da nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal, ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos mais sofisticados, como o Passat e o Tiguan. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo a frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo parado, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou, alertando os demais motoristas.

Além disso, os recursos eletrônicos permitem, por exemplo, o uso de rádios de aplicação global dentro da marca. O novo sistema de som do Fox e CrossFox tem visual moderno e acabamento diferenciado, que concentra os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio, inclusive as entradas Auxiliar, USB e SD-Card. Seguindo a iluminação em vermelho do restante do painel, o novo rádio também tem maior interação com o I-System, transmitindo as informações exibidas na tela do rádio também no display central do painel de instrumentos. Quando o Fox está  equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros, o novo rádio exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.
O Fox e o CrossFox inovam também com um sistema chamado ECO Comfort. Esse dispositivo está presente em todas as versões (com I-System) e orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel, que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Com o veículo parado, o ECO Comfort também emite alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”, além de outras mensagens para economia de combustível.

MOTOR E CÂMBIO

O Fox 2014 mantém a motorização 1.0 TEC, que passou a ser oferecida no modelo em agosto do ano passado. Quando abastecido com etanol (E100), a potência máxima é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque máximo é de 10,6 mkgf a 3.850 rpm. Com gasolina (E22), a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 mkgf a 3.850 rpm. O Fox e o CrossFox são oferecidos também com o motor 1.6 EA111 VHT Total Flex. Quando está abastecido com etanol, a potêncial é de 104 cv a 5.250 rpm e o torque de 15,6 mkgf a 2.500 rpm. Com gasolina, a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 mkgf a 2.500 rpm. O motor 1.6 ainda pode receber a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion do Fox e do CrossFox.

ROCK IN RIO

O Fox ganhou ainda a versão “Rock in Rio”. Tendo como base os equipamentos de série da versão top Highline, e tem como itens de série as rodas de liga leve aro 15, lanternas escurecidas, maçanetas na cor da carroceria e os adesivos em preto fosco no para-choque traseiro.

Malagrine

O modelo é oferecido exclusivamente com motor 1.6 e disponível nas cores sólidas Vermelho Tornado, Branco Cristal e Preto Ninja, além das tonalidades metálicas Azul Boreal e Prata Sargas.  

 

Malagrine

A série especial será produzida em edição limitada e oferecida durante seis meses no mercado, entre abril e setembro, mês em que ocorre o festival musical considerado um dos maiores e mais importantes do mundo.

Malagrine

Em resumo, o conteúdo do Fox Rock in Rio é grade do radiador diferenciada, adesivos laterais nas portas, logotipos Rock in Rio resinados com nome da série, espelhos externos em Chrome effect, rodas de liga leve aro 15, lanternas escurecidas, adesivos sob a placa traseira, spoiler na cor do veículo, interior escurecido com detalhes em vermelho, volante em couro e coifa com costuras em vermelho, novos desenhos de bancos com bolsos laterais e etiquetas bordadas, cinzeiro com logotipo resinado e adesivo de soleira com placa metálica.

VEM POR AÍ

Se Gol, Voyage e Fox chegaram sem novidades, a Volkswagen prepara outros lançamentos. aí sim de maior peso. Este mês ainda chega a Saveiro 2014, com nova frente (alinhando-se ao Gol e Voyage) e, no segundo semestre será a vez do Up!, esse sim divisor de águas dentro da marca.


Compartilhe!