Halloween: os carros da família Monstro

Tudo começou 56 Haloweens atrás. A série “Os Monstros”, que tinha o título original em inglês “The Munsters”, foi apresentada na TV de 24 de setembro de 1964 a 12 de maio de 1966, em duas temporadas e com o total de 70 episódios. Isso foi suficiente para arrebanhar uma enorme legião de fãs, entre crianças e adultos. Foi criada na mesma época da “Família Addams”, com todos os episódios reistrados em preto e branco, algo que motivou o seu declínio em curto tempo. De 1988 a 1991 houve uma nova série, que seguia a história da série original com o nome “Família Monstro”, mas que não repetiu o sucesso.

Mas como aqui o que importa são os automóveis, na série a família utilizava dois automóveis macabros, o “The Munsters Koach” e o “Drag-u-la” (mistura das palavras dragster e Drácula), ambos preservados até hoje.

O “The Munsters Koach” é uma espécie de “automóvel Frankenstein”, pois utiliza peças de muitos carros. Como não poderia deixar de ser, o modelo de seis portas e 5.486 mm de comprimento foi desenhado por George Barris, da “Barris Kustom” e construído por Dick e Keith Dean, utilizando três Ford Modelo T e uma wagon funerária. Foram necessárias 500 horas para a sua conclusão, sendo entregue em 21 dias.

O interior foi revestido de couro na cor Blood Red, tem teias de aranha no para-brisas e nos faróis, cortinas douradas e alças de caixão nas laterais do compartimento do motor. Entre os bancos dianteiro e traseiro está montado o chamado “Grandpa’s Laboratory”. Tem ainda dois telefones, uma televisão e um sistema de som com cartucho de oito pistas da Muntz.

O motor V8 saiu de um AC Cobra, tendo a ciindrada aumentada para 7 litros, com 10 (!) carburadores Stromberg e coletores de escapamento Bobby Bar. A potência de 425 cv é enviada para as rodas traseiras com pneus slick por meio de uma caixa de câmbio de quatro velocidades, alcançando os 240 km/h. O custo total atualizado da construção do Koach é cerca de US$ 165 mil.

Mas este não seria o único hot rod na série, pois a Barris Kustoms construiu outro automóvel, também para ser utilizado pela família. Seria um esportivo… Na série Herman perde o Koach numa corrida e o Vovô decide tê-lo de volta, e para isso constrói um automóvel superior a todos os outros concorrentes.


O Drag-u-la é um ot od de um só lugar, com pintura dourada, carroceria em fibra de vidro imitando um caixão, rodas raiadas na frente e rodas de competição com pneus slick na traseira (com uma aranha em cada cubo) e tinha uma placa de cemitério na frente com a inscrição “Drag-u-la Born 1367, Died?”. O motorista sentava na traseira, no banco roxo, com uma cobertura em plástico.

O motor que equipava o Drag-u-la foi retirado de um Ford Mustang 4.7V8 de 350cv. A alimentação de combustível é feita por meio de dois carburadores quadrijets, montados num coletor de admissão Mickey Thompson Ram-Thrust. O motor está acoplado a uma caixa de câmbio manual de três velocidades. Tem ainda quatro escapamentos individuais, apontados para cima, como os tubos de um órgão.
Posteriormente, a Barris Kustom criou várias réplicas dos automóveis da série para serem utilizados em eventos, estando os dois exemplares originais no “Volo Auto Museum”, em Illinois. No total foram produzidos cinco exemplares do Drag-u-la.