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LANÇAMENTO: O TODO NOVO VW FOX

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Fox Highline (1) (640x349)

Quando foi lançado, em 2009, o Fox se apresentou “como o primeiro modelo feito no Brasil desenvolvido de dentro para fora”, além de ser o primeiro Volkswagen nacional a adotar as linhas globais de estilo da marca na época. Ficou espremido entre Gol e Polo, e agora, na linha 2015, passa a ser o primeiro carro nacional da marca a exibir a evolução do estilo mundial da empresa.

     O Novo Fox chega com a frente totalmente nova. Desde a coluna A, todas as linhas em direção à frente do carro foram redesenhadas: capô, faróis, pára-choques e para-lamas, tudo é novo.

     A característica mais marcante na frente do Novo Fox são os faróis, mais inclinados que os do modelo anterior e que passam a adotar o visual semelhante a outros modelos Volkswagen no mundo. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, beirando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf.

     Destaca-se também a nova entrada de ar no pára-choque. Para evidenciar esse elemento de desenho, os itens cromados aumentaram no Fox, especialmente na versão Highline. As molduras nos faróis de neblina são um bom exemplo. Além de dar aparência mais refinada à visão frontal do modelo, dão a impressão de continuidade da grade dianteira.

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DESENHO

     Também refeita, a lateral traz como principal mudança as bordas dos para-lamas, que agora estão mais destacadas. Todas as rodas de liga-leve e calotas do Fox são novas. São três tipos de calota e dois de rodas.

Calota Blues - Fox BlueMotion (640x640) Calota Folk - Fox Trendline (640x640) Calota Samba - Fox Comfortline (640x640) Roda Indie - Fox Highline (640x640) Roda Tango - Fox Highline (640x640)

     Outra mudança de estilo está nos espelhos retrovisores, maiores e com novo formato. Outro componente novo é o friso lateral. Os vincos das portas trazem linhas destacadas. A coluna C, a que fica entre a porta traseira e a tampa do porta-malas, é totalmente nova, não apenas por causa das molduras da caixa de roda, mas também pelas novas lanternas traseiras.

     Assim como na dianteira, todos os componentes da parte de trás do Novo Fox são novos. O que mais chama a atenção são as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior e em posição horizontal. Seguindo o adotado nos Golf, Jetta e Passat, por exemplo, o novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas. Por isso, a tampa do porta-malas também é totalmente nova para acomodar as lanternas maiores.

Fox Highline (5) (640x361)

 

     O pára-choque traseiro também é novo e passa a contar com refletores integrados na parte inferior; em todas as versões a área que envolve o retrorrefletor é pintado de preto, dando a impressão de que o carro é mais alto. Centralizado na traseira do carro, o emblema VW do Fox passa a contar com o Easy Trunk (“schwenkemblem”), sistema de abertura elétrica da tampa traseira pelo logotipo da Volkswagen, como já ocorre no CC e no Passat. Dessa forma, basta pressionar a parte superior do logo para abrir a tampa do porta-malas.

POR DENTRO

     O Fox traz interior mais atual e sofisticado. Todos os materiais utilizados são novos ou foram melhorados. O painel, por exemplo, passa a contar com uma nova peça plástica, mais lisa e de melhor aparência. Todas as versões do Fox passam a ter o painel pintado, dando aspecto mais luxuoso ao modelo.

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     O quadro de instrumentos tem novo grafismo e reforça a iluminação de LED brancos. As saídas de ar também são novas, com formato mais uniforme e destacado em relação ao restante do painel. Cada versão traz um ambiente de cabine diferente, do volante às tonalidades e materiais utilizados. Na versão Trendline, de entrada, o painel conta com um aspecto metalizado. O tecido dos bancos também é novo, em cinza mais sóbrio.

     No Comfortline há mais itens cromados no interior e o acabamento é diferenciado. O tecido dos bancos e as laterais das portas também é inédito, e de série o volante é o mesmo da versão Trendline, mas há a opção de equipar o modelo com o volante multifuncional do CC, com comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de celular.

DETALHES

     O Novo Fox BlueMotion segue o estilo global aplicado pela marca para definir as versões que buscam maior eficiência energética. A grade dianteira tem um filete azul; as calotas são exclusivas (aro 14); o tecido dos bancos conta com desenho próprio da versão e a plaqueta que identifica a nomenclatura “BlueMotion” é nova.

     Na versão Highline, top de linha, todo o ambiente interno é diferenciado. O painel traz tons mais claros de série, porém existe a opção de revestimentos escuros. O volante multifuncional de série é o mesmo do Novo Golf. Além disso, o Fox Highline conta com volante e manopla de câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro com pespontos claros.

     O revestimento interno é em cinza claro ou escuro, esta trazendo gravações semelhantes a fibra de carbono, mais uma faixa vermelha, dando visual superior ao interior do Fox Highline. Nesta versão top de linha,  a pedaleira é de alumínio e as rodas de liga leve são aro 15, equipamentos de série.

NOVIDADES

     A linha 2015 marca a chegada de uma série de novidades à linha Fox, como faróis de neblina com luz de conversão estática, que se acende ao contornar uma esquina; controle de estabilidade (ESC) e de tração (TC e ASR); câmbio manual de seis velocidades (MQ200-6F); novo motor 1.6 MSI de até 120 cv (EA211) e transmissão I-Motion na segunda versão, entre outros.

     O Fox pode ser equipado na versão Highline com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e mais uma “sopa de letrinhas”, que entre outros inclui ASR (Antriebsschlupfregelung, controle de tração); EDS (Elektronische Differenzialsperre, bloqueio eletrônico do diferencial); HHC (Hill Hold Control, controle de assistência de partida em rampa); HBA (função adicional do sistema ESC); BAS (Brake Assist System, ou sistema de assistência à frenagem)… Basicamente os mesmos sistemas usados na Saveiro Cabinbe Dupla (veja nesta edição).

     O Fox é oferecido em três configurações de câmbio e quatro opções de motor. O novo motor 1.6 MSI é um deles. Com 1.598 cm³ de cilindrada e 16 válvulas, é flex. Sua potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, com etanol (E100), e 110 cv com gasolina, na mesma rotação. O torque máximo é de 16,8 mkgfm com etanol e 15,8 mkgf com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

     O novo motor 1.6 MSI tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, conta com duplo comando de válvulas, com o comando de admissão variável. Outra novidade é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, com duas válvulas termostáticas. O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote. Usa o sistema  de partida a frio semelhante ao do Polo E-Flex, de 2009, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.

     Com esse motor, o Fox Highline, quando abastecido com etanol, acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, são 10,3 segundos para a mesma aceleração e 183 km/h de velocidade máxima.

SEIS MARCHAS

     Além do novo motor, o Fox Highline traz a inédita transmissão manual de seis marchas, tornando-se o primeiro VW nacional com esse recurso, exclusivo no segmento. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F, a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg. Esse câmbio tem novos eixos primários e secundários para receber o par adicional de engrenagens da sexta marcha, o que exigiu o desenvolvimento de um projeto específico para o sincronizador da quinta e da sexta marchas.

     Tendo como principais objetivos melhorar o desempenho, a economia de combustível e o funcionamento, o câmbio de seis marchas mantém as mesmas relações de 1ª à 5ª marchas da MQ200-5F, mas com relação do diferencial mais curta (de 4,188:1 para 4,357:1). Dessa forma, a velocidade máxima do Fox Highline com seis marchas alcança sua velocidade final em quinta marcha, e a sexta funciona como um “overdrive”.

     O Highline conta ainda com a opção de transmissão automatizada I-Motion, que recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, para tentar ter trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

     O Fox é equipado com sistema de escapamento totalmente de aço inoxidável, com junta de desacoplamento entre o primeiro e o segundo catalisador, conferindo menor nível de vibração e alta durabilidade ao sistema. Complementam o conjunto dois silenciadores, o dianteiro com volume de 6,75 litros e o traseiro, 13,5 litros.

DESEMPENHO

     O motor do novo Fox BlueMotion é o mesmo 1.0 de três cilindros já conhecido, da linha EA211. Ele tem potência de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina, e de 82 cv na mesma rotação com etanol. O torque é de 9,7 mkgf (gasolina) e 10,4 mkgf (etanol), a partir de 3.000 rpm; já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

     A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,6 segundos (etanol) e 13,9 segundos (gasolina). A velocidade máxima é de 167 km/h e 165 km/h, respectivamente.

     O Trendline, versão de entrada, e Comfortline, intermediário, podem ser equipados com os motores 1.0 TEC (de até 76 cv) e 1.6 MSI (de até 104 cv). O motor 1.0 TEC tem 999 cm³ de cilindrada e duas válvulas por cilindro.

     Quando está abastecido com etanol, a potência do motor 1.0 é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 mkgfm a 3.850 rpm. Acelera de zero a 100 km/h em 15,4 segundos e registra velocidade máxima de 158 km/h, sempre com etanol, que oferece o melhor desempenho.

     Com câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F), o modelo 1.6 é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 10,6 segundos (etanol) e 10,9 s (gasolina). A velocidade máxima é de 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina). Essa motorização pode ser associada também com a transmissão automatizada I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática. Com esse câmbio, os números de velocidade máxima são os mesmos do manual

MAIS RECURSOS

     São 17 porta-objetos, e conta também com o indicador digital de troca de marchas e as mensagens do sistema ECO Comfort, que orienta (quando o veículo estiver equipado com I-System) o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel. É nessa central que são exibidas informações das nove funções do computador de bordo.

     Outro destaque do Fox é o sistema “easy drive”, de direção com assistência elétrica. Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível.

     O modelo tem 3,86 metros de comprimento, 1,66 m de largura e 1,55 m de altura. O espaço que oferece para a cabeça é algo raro em um carro com essas dimensões: são 995 mm para quem vai nos bancos dianteiros e 964 mm no traseiro. O assento traseiro corrediço, exclusivo na categoria, e proporciona ganho de até 83 litros no volume do porta-malas (270 litros, com os bancos na posição normal, podendo chegar a 353 litros, com o banco traseiro totalmente deslocado para a frente). Com o assento traseiro rebatido e deslizado à frente, o volume até a altura do porta-pacote é de 663 litros. Nessa mesma situação, porém medindo até o teto, o volume do porta-malas do Fox vai a 1.016 litros.

      Assim, agora o Fox passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0 e dois 1.6 MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo são oito combinações possíveis. O novo Fox traz a maior oferta de versões, motores e transmissões do segmento, e é um carro que merece ser considerado pelo consumidor.

 

Preços

Novo Fox 1.0 Trendline                              R$ 35.900

Novo Fox 1.6 Trendline                              R$ 39.800

Novo Fox 1.0 Comfortline                          R$ 38.190

Novo Fox 1.6 Comfortline                          R$ 41.490

Novo Fox 1.6 Highline                                R$ 48.490

 


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