Classic CarsSlide

Judiada, rara Cadillac 1969 wagon de Dean Martin vai a leilão

Compartilhe!

A Cadillac não oferecia uma wagon de fábrica em 1969, mas se você fosse uma celebridade endinheirada -como Dean Martin, um dos mais influentes artistas do século XX, tanto na música e televisão, como no cinema- poderia ter uma especialmente feita sob medida.

por Ricardo Caruso

Agora será vendida em um leilão online na Austrália, pela Donington Auctions, o Cadillac Eldorado Custom Sport Wagon 1969 do falecido astro, carro que é um exemplar único construído por George Barris, criador de carros famosos de televisão e cinema, como o antológico Batmóvel dos anos 1960 .

Além do estilo de carroceria personalizada, feita a partir de um cupê, o carro, apelidado de “Casa de Eldorado”, apresenta um esquema de pintura em dois tons, branco e dourado; tampa traseira elétrica e pára-lamas dianteiros com ressaltos para simular o alojamento de pneus sobressalentes. Este é o único Cadillac Eldorado 1969 trabalhado por Barris, embora existam informações de que ele tenha construído um carro semelhante, baseado em um Eldorado 1970, para Frank Sinatra, de acordo com o anúncio do leilão.

A wagon de Dean Martin é baseada no Eldorado de oitava geração, que estreou no mercado ano-modelo de 1967. Este foi o primeiro Eldorado com tração dianteira (algo realmente incomum nos carros americanos da época), com ferramental emprestado do Oldsmobile Toronado. A potência é fornecida por um motor 429V8 conectado a uma transmissão automática de três velocidades.

Ex-Dean Martin 1969 Cadillac Eldorado Custom Sport Wagon (foto via Donington Auctions)

Antes da chegada do SUV Escalade, várias empresas ofereciam wagons Cadillac, com carrocerias modificadas, para atender compradores ricos em busca de utilidade adicional ou apenas querendo exclusividade e chamar atenção. A American Sunroof Corporation (ASC) fez sua própria wagon Eldorado no início dos anos 1970, enquanto a Traditional Coach Works Company tinha disponível a Castillian Estate Wagon , baseado no sedã Fleetwood Sixty Special Brougham. Essas conversões eram tão caras, que apenas algumas de cada foram feitas.

A wagon Eldorado de Dean Martin Eldorado foi levada para a Austrália por um entusiasta local de carros americanos, mas depois foi vendida e teve vida dura, como podemos ver nas fotos as cicatrizes dos maus tratos a que foi submetida, de acordo com a listagem do leilão. Consequentemente, ainda funciona, mas necessita de alguns trabalhos mecânicos e cosméticos, ou seja, merece uma boa restauração.

A estimativa é de que será vendida por algo entre US$ 16.000 e US$ 24.000, uma pechincha diante da história e exclusividade que carrega.

É célebre a dupla formada por Dean Martin e Jerry Lewis em 16 filmes entre os anos 1940 e 1950, até que separaram em 1956. O reencontro entre os dois foi no Telethon, em setembro de 1976, armado por Frank Sinatra, que era amigo dos dois. Martin faleceu em 1995 e Lewis em 2017.

Compartilhe!
1721746307