Carros

Lada Niva Legend LCV, o verdadeiro imbrochável

Compartilhe!

As coisas não estão indo nada bem na indústria automotiva mundial. Imagine então para a Rússia, por causa da guerra com a Ucrânia. No entanto, a Autovaz continua a rechear a sua oferta de produtos com seu modelo mais emblemático, o Lada Niva, agora em versão Legend. A montadora renovou as versões do jipinho, disponível como furgão ou picape, embora felizmente -segundo comentários maldosos- elas sejam oferecidas apenas em seu país de origem.

por Marcos Cesar Silva

Disponível com cabine simples ou cabine dupla em diferentes configurações, o lendário modelo russo que fez sucesso até no Brasil se beneficia assim de maior capacidade de carga graças a um chassi reforçado em comparação com o modelo jipe. Os engenheiros da Niva falam que são os mesmos reforços usados nos veículos de combate a incêndio e resgate da marca.

Graças às melhorias introduzidas, a capacidade de carga dos veículos comerciais do Niva (chamados de LCV) varia agora entre os 640 e os 800 kg. Isso representa um aumento de até 185 kg em comparação com as versões anteriores. Em configurações de baú fechado, falamos de entre 1 e 3,5 metros cúbicos de espaço. Em certas versões, o compartimento é feito de fibra de vidro.

As opções de espaço de carga são múltiplas. Podemos encontrar caçambas, baús abertos ou fechados, plataformas planas, baús frigoríficos… Como opção, há uma suspensão ainda mais robusta para encarar os terrenos mais difíceis. A distância entre-eixos é padrão em todas as opções, 2.850 mm; já o maior comprimento atinge 4.440 mm.

O que varia é a altura, entre 1.770 a 2.000 mm. A distância ao solo também é diferente dependendo da configuração: 205 ou 240 milímetros. As rodas podem ter 15 ou 16 polegadas. No interior, não há novidades em comparação com o padrão Lada Niva. O equipamento disponível no Legend é muito limitado, especialmente em segurança.

O Lada Niva Legend LCV está equipado em todas as suas versões com o motor de 1,7 litros com 83 cv de potência e 13 mkgf de torque máximo. É oferecido em combinação com uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades e o sistema de tração integral com reduzida. É uma mecânica antiga e robusta, muito fácil de manter, mas que gasta muito e não dá muita agilidade ao veterano carrinho.


Compartilhe!
1716087969