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Lançamento: JAC T60 210 T, a evolução

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No final do ano passado, a JAC apresentou mais uma de suas apostas no segmento de SUVs. A marca passa a trazer da China o JAC T60, que desembarcou aqui com boa novidades para o mercado brasileiro.

por Marcos Cesar Silva

O T60 chegou estreando por aqui o eficiente motor 1.5 turbo, que trabalha apenas com gasolina. Tem 168 cv de potência máxima e 21,4 mkgf de torque também máximo a 2.000 rpm. Trabalhando em conjunto com a transmissão automática CVT, o T60 turbo acelera de zero a 100 km/h em 9,6 segundos e é capaz de chegar aos 195 km/h de velocidade máxima. A JAC não divulgou os números referentes ao consumo. Inédito nos JAC vendidos no Brasil, o motor de 1.5 turbo a gasolina tem intercooler (radiador ar/ar), injeção direta e variador da abertura das válvulas, o que permite atingir a boa potência e torque. 

Assim como acontece com o T40, o T60 utiliza transmissão CVT (automática de variação contínua), que simular seis marchas e permite mudanças manuais pela alavanca, mas sem comandos (paddle shifts) no volante. Na parte mecânica, nada revolucionário, mas sempre eficiente: suspensão McPherson na frente, eixo traseiro de torção atrás e freios a disco nas quatro rodas.

O nome pode até sugerir que se trata de uma evolução do T6, SUV vendido no Brasil entre 2015 e 2016. Mas o o T60 é outro carro, todo novo, para o segmento de SUVs médios, tendo como principal concorrente o Jeep Compass.

O T60 foi lançado em versão única, a 210T (referência ao torque do motor 1.5 (210 Nm, o mesmo que 21,4 mkgf) e ao turbocompressor. Assim, o modelo na configuração básica tem preço de R$ 100 mil e é chamada de Pack 2 (curiosamente não existe o Pack 1). Os opcionais, chamados de Pack 3, aumentam o preço em R$ 5 mil.

 

O desenho do T60 é agradável já no primeiro olhar, com suas linhas angulosas. As rodas são de liga-leve aro 17, calçadas com pneus 215/50. Os faróis têm desenho bastante bem cuidado, com acendimento automático,  luzes diurnas por leds e regulagem elétrica de altura.

De uns tempos para cá, o interior dos JAC surpreende pelo desenho, acabamento e aparência, que criam um ambiente bastante agradável. O banco do motorista conta com regulagens elétricas, mas falta a regulagem do volante em profundidade. O espaço interno é muito bom para quatro ocupantes adultos.

O conjunto de instrumentos usa uma tela digital colorida, de boa visualização, que exibe algumas opções de estilo. A leitura digital do velocímetro está ao centro, e as informações possíveis  incluem pressão e temperatura dos pneus, consumo médio, ajustes do veículo e autonomia. Mais ao centro do painel temos a central multimídia com tela de 10,25 polegadas que permite espelhar o celular sem uso de fios no caso de sistema IOS ou com fio para Android. O aparelho também pode ser conectado por wi-fi com a rede de dados móveis do smartphone.

A capacidade de bagagem é de 650 litros (1.210 com o rebatimento do banco traseiro), mas a marca não explicou como foi medida. Os ajustes do sistema de ar-condicionado é feito pela tela do multimídia, mas sem saídas para a parte traseira. Sentimos falta do rebatimento elétrico dos retrovisores. 

Mimos interessantes são as quatro câmeras ao redor do carro, que servem para matar o seu cunhado de inveja e para auxiliar em manobras, criando a visão aérea de 360 graus. Bastante útil é o freio de estacionamento elétrico , que pode é ativado ou liberado de maneira automática.

O volante tem desenho bonito e moderno, com três raios, revestido de couro e com boa pega. Cruise control, porta-óculos, comando elétrico dos vidros com função one touch nos quatro e duas tomadas USB traseiras, também estão presentes.

 


Existe uma versão elétrica deste novo SUV, chamada de iEV 60, que chegará ainda no primeiro semestre deste ano, tem motor de 150 cv e excelente torque (33 mkgf), mas o estimado é de preço R$ 210 mil, pouco mais que o dobro do modelo a gasolina.

 

Na rápida avaliação que fizemos, foi possível observar que o motor se comporta muito bem, com potência e torque mais que suficientes para as acelerações e ultrapassagens. As suspensões estão bem calibradas e o câmbio CVT mostrou estar de acordo com o compromisso do SUV.

 

Como dissemos, suspensão bem calibrada e pneus largos garantem a boa estabilidade do T60, para o qual contribui, claro, o controle eletrônico de tração e estabilidade. O carro conta com os dois airbags definidos por lei; não há bolsas laterais ou de cortina.

Resumindo, o JAC T60 é interessante e deixa clara a rápida evolução dos carros chineses. Ele tem as qualidades necessárias para um veículo familiar e uso no dia a dia. Merece destaque o conjunto motor/câmbio, o acabamento e o bom nível de equipamentos. Trata-se de um bom e equilibrado projeto, com desenho agradável e que pode ajudar a marca chinesa a se recuperar no mercado brasileiro.

Na verdade, seu concorrente direto é o Chery Tiggo 7 T (1.5 turbo, 150 cv e preço de R$ 107 mil), chinês de origem e  fabricado no Brasil. O Compass Sport (2.0 e 166 cv) parte de R$ 117 mil. O JAC fica mais próximo em preço de SUVs compactos, como Honda HR-V EX (1.8, 140 cv e R$ 101.700) e Jeep Renegade Longitude (1.8, 139 cv e R$ 105 mil). De qualquer maneira, o JAC T60 210 T mostra com clareza que a fabricante chinesa está evoluindo a cada lançamento, esquentando ainda mais a concorrência no segmento mais aquecido, não só no Brasil, mas no mundo todo.
 

Equipamentos e Preços

• T60 Pack 2 – Condicionador de ar automático, banco do motorista com regulagem elétrica, câmeras externas 360 graus, central de multimídia com tela de 10,25 polegadas e espelhamento de celular, chave presencial para acesso, partida por botão, cruise control,  comando elétrico de vidros com fechamento a distância, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeirinha infantil, freio de estacionamento elétrico, luzes diurnas por leds, monitor de pressão e temperatura dos pneus, instrumentos digitais configurável entre três modos, rodas de alumínio aro 17, sensores de estacionamento na dianteira e traseira e volante revestido de couro multifuncional com ajuste de altura, por R$ 99,9 mil.

• Opcionais – Pack 3, com bancos revestidos de couro sintético e teto solar com acionamento elétrico, por R$ 5 mil.

 


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