SlideÚltima hora

MOTO&TÉCNICA: 140 anos da Piaggio comemorados com série limitada da Vespa

Compartilhe!

A Piaggio, emblemática marca da cidadezinha de Pontedera (ao centro da Itália, próximo a Pisa, com menos de 30 mil habitantes) vai comemorar os seus 140 anos com uma série especial e limitada da Vespa GTV, de míseras 140 unidades, disponíveis para venda por apenas quatro dias.

por Marcos Cesar Silva

A fabricantes da Vespa, Piaggio, foi fundada em Gênova em 1884 pelo jovem Rinaldo Piaggio (então com 20 anos de idade e, anos depois, senador) e começou a construir componentes para barcos, vagões ferroviários e carrocerias de caminhões. Com a I Guerra Mundial, entrou no setor aeronáutico e, nos anos anteriores à II Guerra Mundial, era um dos maiores fabricantes de aviões italianos. Por conta disso, as fábricas da Piaggio em Gênova, Finale Ligure e Pontedera se tornaram alvos militares e foram destruídas durante o conflito.

Após a sua morte em 1938, os filhos Enrico e Armando assumiram o controle da empresa, o primeiro como encarregado da reconstrução da fábrica de Pontedera, apostando numa reconversão industrial que os levaria a apostar na necessária mobilidade individual na Itália do pós-guerra, e com isso chegaria a Vespa.

Criador e criaturas: Rinaldo Piaggio e as Vespa.

Para celebrar o aniversário de 140 anos, o Piaggio Styling Center criou um modelo da Vespa exclusivo, que aponta como uma flecha direto para o coração dos fãs da marca e de seus colecionadores. Trata-se de uma Vespa 140 bastante especial, limitada a 140 unidades, que estará à venda apenas durante as “Jornadas Mundiais da Vespa”, evento que este ano se realiza em Pontedera entre 18 e 21 de abril. O evento vai reunir milhares de “vespistas” e motoclubes do modelo vindos de 66 países.

Criada com base na Vespa GTV, a exclusiva Vespa 140 caracteriza-se esteticamente pelos adesivos na cor azul cores azul sobre o “corpo” branco, as cores institucionais do Grupo Piaggio, que brincam com os grafismos clássicos e o novo logo da Vespa e com o emblema do aniversário. O banco também é azul, para um ocupante, com costura dupla e em forte contraste com o restante, para dar ainda mais personalidade à série. As rodas são pintadas em tons de azul.

A Piaggio Vespa 140 é movida por um motor monocilíndrico de 300 HPE (High Performance Engine) com sincronização de quatro válvulas, arrefecimento líquido e injeção eletrônica, para entregar quase 24 cv de potência máxima. É o motor de maior desempenho jamais instalado numa Vespa. Tal como a GTV, os faróis e lanternas são todos por leds, incluindo o característico farol baixo fixado ao para-lama dianteiro, enquanto a instrumentação mantém o elegante formato circular, mas agora totalmente digital.

Esta solução permite utilizar as funções do sistema de conectividade Vespa MIA, disponível como acessório. A comodidade e a praticidade são realçadas ainda pela introdução do sistema keyless, que permite ligar a ignição por proximidade, sem a chave tradicional. Em termos de segurança, a Vespa está equipada de série com controle eletrônico de tração ASR e sistema de freios ABS.


Compartilhe!
1716961060