Tecnologia

MOTO&TÉCNICA: ar comprimido para evitar quedas

Compartilhe!

Fabricantes de motos e outras empresas de tecnologia estão trabalhando duro para melhorar a segurança em duas rodas. Por isso, nos últimos anos novos equipamentos surgiram nas motos, como freios ABS ou controle de tração. Agora, a Bosch surpreende com uma nova invenção, que parece ter saído diretamente da indústria aeroespacial: jatos de ar comprimido para acabar com as derrapagens e quedas.

Você encara uma curva com mais velocidade ou inclinação do que o habitual, e sente que o peso da moto vai bater no asfalto, mas pouco antes de cair no chão, um jato de ar é direcionado de um lado e faz a moto retornar para sua posição correta,  evitando problemas maiores. Pode parecer algo saído de um filme de ficção científica, mas para a Bosch é realidade, e até podemos ver os primeiros testes feitos em um vídeo .

  

Este sistema pode prevenir acidentes graves e lesões que, mesmo em alguns casos, podem ser fatais, embora também tenha algumas desvantagens, como todas as invenções. Sua função seria semelhante à de um airbag , com a desvantagem de que ele deve ser recarregado após cada uso, algo que pode tornar seu uso muito caro. Outra das grandes desvantagens deste dispositivo é que ele adiciona mais peso à moto, o que pode afetar de várias maneiras na dirigibilidade, assim como equipar somente modelos premium e grande porte.

É surpreendente como funciona, com um poderoso jato de ar ou gás que empurra a moto e neutraliza o efeito da gravidade se houver perda de equilíbrio. Algumas motocicletas já estão equipadas com sensores que são capazes de identificar quando uma roda perde aderência em uma curva. Nesse exato momento a abertura de uma válvula lança um gás para o lado externo da curva e retorna o controle para o piloto. Um sistema que se parece muito com a propulsão de um foguete, e para o qual a Bosch quer usar acumuladores de gás que já estão disponíveis nos airbags dos carros.

 

 


Compartilhe!
1715205032