Marca chinesa mostra SUV elétrico, autônomo, tecnológico e barato
Talvez o nome Byton não soe conhecido para você. Normal, se considerarmos que essa empresa, além de ser chinesa, acabou de chegar ao cenário internacional do automóvel. E com uma sedutora proposta elétrica e autônoma Nível 3.
A Consumer Electronics Show 2018, em Las Vegas, foi o local escolhido por este fabricante para mostrar a introduzir o Byton Concept, modelo que tem um foco claro: o Tesla Model X.
Em breve saberemos se o modelo entrará em produção um dia, mas certamente não parece ser uma má ideia e tem um forte apoio econômico. A Byton pertence à empresa automobilística chinesa Future Mobility, e o seu chefão é Carsten Breitfeld , ex-diretor da linha i da BMW.
Esteticamente, pouco ou nada tem a ver com os projetos com os quais o mercado chinês nos acostumou -sem ter mudado muito nos últimos anos-, com forte carga tecnológica visível, que por exemplo substitui os espelhos retrovisores por câmeras , bem como desenho agradável e robusto. A tecnologia está igualmente presente no interior, com uma enorme tela horizontal de 49 polegadas que cobre todo o painel e, de acordo com a empresa, estará no modelo de produção, algo que não deve acontecer com a tela junto ao volante.
Não há muito o que inventar em termos de estilo nos SUV, mas o desenho realmente impressiona. A marca possui um centro de design em Munique e um de desenvolvimento de software e tecnologia autônoma em Santa Clara, Califórnia.
A Byton anuncia que o modelo estará pronto para produção em 2019 e chegará ao mercado dos Estados Unidos por cerca de US$ 45 mil. Se é realmente assim, seria um rival duro para o Tesla Model X, que custa mais do que o dobro na sua versão básica.
Mas até que se torne realidade, não dá para acreditar muito. Vamos esperar. Pena que p ara os brasileiros, o tema “carros elétricos” continua parecendo ficção científica.