CarrosSlide

MOTO&TÉCNICA: BRABUS 1300 R Edition 23, muita fibra e 180 cv

Compartilhe!

A moto BRABUS 1300 R Edition 23 é agora realidade. Após a BRABUS 1300 R 2022, o preparador alemão especialista volta a chamar atenção com uma edição melhorada na sua linha de duas rodas. Limitada a apenas 290 unidades, é oferecido em duas cores de pintura especiais: Superblack e Stealth Grey. Além disso, possui uma variedade de detalhes da carenagem feitos de fibra de carbono leve.

por Marcos Cesar Silva

Baseada na KTM 1290 Super Duke R Evo, esta produto resultante da colaboração entre ambas as empresas é alimentada por um motor LC8. Ele entrega 180 cv de potência máxima a 9.500 rpm e 14 mkgf de torque máximo a 8.000 rpm. Ela utiliza embreagem deslizante PASC operada hidraulicamente como equipamento padrão e é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.

A suspensão é uma configuração WP Apex semiativa. Possui seis modos de pilotagem: ComfortStreetSportTrackAdvanced e Auto. Além disso, a pré-carga da mola traseira pode ser ajustada dentro de uma faixa de 20 mm. Ele é selecionado a partir de um menu na tela digital de 5 polegadas. A configuração Advanced permite que você selecione entre oito configurações de nível de amortecimento.

Deve-se notar que existem três configurações automáticas de nivelamento de pré-carregamento. Eles mudam automaticamente para acomodar o peso do piloto, incluindo a compensação para um carona quando necessário. Há também uma configuração anti-imersão ajustável.

As 290 motos BRABUS 1300 R Edition 23 só serão vendidas em mercados selecionados, a partir de US$ 45 mil.

Como acontece com os carros, a BRABUS faz magia com tudo o que toca, e esta KTM não ia deixar menos. A fibra de carbono é a principal protagonista. Está presente na carcaça do farol, dutos de ar, para-lama dianteiro, cobertura do freio, bandeja inferior, protetor de corrente, protetor de calcanhar, tampas do câmbio, gerador e tanque…

Os detalhes metálicos torneados em CNC incluem braçadeira tripla, embreagem ajustável e alavancas de freio dianteiras, reservatórios e tampas de tanques de óleo; bem como manoplas ajustáveis. O peso seco é de 194 kg e a altura do banco é de 845 mm. As belíssimas rodas forjadas BRABUS Monoblock Z de 17 polegadas completam o visual em grande estilo.

Elas são calçadas com pneus Bridgestone S22 Battlax. O conjunto de freio consiste em um par de discos flutuantes de 320 mm na frente. Estão equipados com pinças Brembo Stylema de 4 pistões. No eixo traseiro há um único disco de 240 mm acoplado a uma pinça Brembo de dois pistões. ABS em curva e ABS Supermoto são equipamentos de série.

Não menos impressionante é o escapamento de tubo deslizante duplo BRABUS. Basta ouvi-lo para ter certeza de que você não precisa de nada além disso. Outros destaques são a bateria de lítio, o assento aquecido e a manopla do acelerador também aquecida e de acionamento rápido. Claro, não falta uma plaqueta numerada…


Compartilhe!
1716690748