SlideTecnologia

Nova marca: Honda + Sony = AFEELA

Compartilhe!

A joint venture firmada entre a Honda e a Sony começou a dar os frutos iniciais: uma nova marca chamada AFEELA e um primeiro conceito.

por Marcos Cesar Silva

AFEELA frente 3/4

Apenas três meses após a criação da joint venture entre a Honda e a Sony —esta última batizada de Sony Honda Mobility— agora conhecer um primeiro protótipo e o nome da marca que o acordo ostentará: AFEELA.

A estreia da AFEELA e do protótipo aconteceu na edição deste ano do CES (Consumer Electronic Show) e, apesar de ainda estar a alguns anos de distância do desembarque no mercado, já dá uma ideia do que podemos esperar quando os novos produtos chegarem às ruas.

O curioso nome da marca é uma referência e uma representação do termo em inglês “feel” (sentir), que é o que está, segundo a Sony Honda Mobility (SHM), no “centro da experiência de mobilidade”.

“A AFEELA expressa uma relação interativa onde as pessoas “SENTEM” (FEEL) a mobilidade como uma entidade inteligente e a mobilidade “SENTE” as pessoas e a sociedade estimuladas a usarem tecnologias de informação (IT) sensoriais e de conectividade”.

O protótipo apresentado junto com a apresentação da nova marca ainda não tem nome, mas pelo conteúdo que apresenta, podemos entender que será a “porta de entrada” para a Sony chegar com força no mundo do automóvel com o seu vasto conteúdo tecnológico e de entretenimento.

O veículo parece ser uma evolução de aparência mais futurista do Vision-S —o primeiro conceito mostrado no CES em 2020 pela Sony—, com linhas ainda mais fluídas e marcantes.

protótipo AFEELA perfil
As dimensões do protótipo da AFEELA coincidem em quase tudo com as do Vision-S da Sony, revelado em 2020: 4,895 m de comprimento, 1,90 m de largura e distância entre-eixos de 3 m. A altura é superior em 1 cm: 1,46 m.

A frente agora é caracterizada por uma barra luminosa que, além da função de iluminar a via, permite também interagir com outras pessoas usando a luz.

O interior assume o mesmo estilo do Sony Vision-S, mas há novos materiais e cores.

O interior não foge muito ao que já conhecíamos do Vision-S. Mantém a mesma configuração de cinco telas dispostas lado a lado, com as duas das extremidades servindo de retrovisores. Porém, o ambiente a bordo é mais acolhedor, graças ao uso de novas cores e materiais; o volante deixou de ser redondo.

Por enquanto não foram adiantadas nenhuma das especificações técnicas sobre a parte mecânicas deste modelo, a não ser que terá tração integral. Herdará do Vision-S os motores e bateria? Berm provável.

O destaque deste protótipo está, claro, na tecnologia que emprega, seja em segurança ativa ou em digitalização e conectividade.

Câmeras entram no lugar dos retrovisores.

O protótipo da AFEELA está equipado com 45 câmeras e sensores, com o objetivo de dar ao modelo condução semi-autônoma de Nível 3 em condições limitadas e permitir usar o Nível 2+ em outros contextos, como o da condução em cidade, e com o auxílio de navegação com realidade aumentada.

O foco tecnológico no interior é também elevado, com o objetivo de oferecer espaço de “entretenimento e emocional, integrando de forma suave os mundos real e virtual”.

Nesse sentido, as duas marcas vão introduzir uma nova interface homem-máquina (HMI) para uma experiência personalizada no interior do veículo, por meio de serviços cloud (nuvem) e, claro, oferecer o melhor volume de entretenimento no interior do veículo, com muita oferta de música, filmes e jogos.

A “mover” tudo isto teremos os chips Snapdragon da Qualcomm, e as interfaces gráficas provém do Unreal Engine, da Epic Games.

E quando chega?

O primeiro AFEELA será lançado em 2026, com as encomendas a sendo abertas ainda em 2025. Contudo, só está confirmado o lançamento nos Estados Unidos, onde também será produzido numa das fábricas que a Honda tem naquele país.

O modelo de vendas do AFEELA girará em torno das vendas online, e ainda não se sabe qual será o papel que a vasta rede de concessionários da Honda nos EUA terá na venda e serviços pós-venda deste novo modelo e marca.


Compartilhe!
1716803897