SlideUltima Hora

Nissan: novo Kicks 2025 adiado após furto de ferramental no México

Compartilhe!

Existem coisas que só acontecem com a Nissan e seu Kicks. Primeiro, o novo carro não foi aprovado nos testes de segurança, o que exigiu reprojeto e muitas alterações. Agora um furto de ferramental que seria usado na produção da nova geração do pequeno SUV Kicks adiou o início da produção do modelo para a metade de 2024, e não mais no final deste ano. A Nissan México é que abastece Estados Unidos e Canadá. O Kicks brasileiro é feito aqui mesmo, no Rio de Janeiro.

Da Redação

A produção da próxima geração do Nissan Kicks foi adiada, e desta vez não é por causa de problemas internos. Em vez disso, a Nissan e sua fábrica em Aguascalientes, no México, foram vítimas de furto de equipamentos e ferramental cruciais na fabricação de seu SUV. O ferramental, que é usado pela fábrica para produzir as peças que eventualmente se tornarão um veículo, é de vital importância para a criação do novo Kicks. Sua perda pode significar atraso de até seis meses.

Fontes não revelaram onde ou como o ferramental foi roubado, de acordo com a imprensa local, sua perda pode empurrar o início da produção para meados de 2024. Isso significará um atraso no lançamento do Nissan Kicks redesenhado nos Estados Unidos e em outros mercados. A data prevista era final deste ano.

Embora o roubo ou furto de ferramentas de produção não seja inédito, é bastante raro. Estes itens podem ser desviados de caminhões ou trens, e dada a sua importância para o processo de fabricação, a privação destes componentes é bastante disruptiva. Especialistas dizem que mesmo pequenas perdas desses equipamentos podem atrapalhar a produção de um veículo. Também leva muito tempo para substituir o ferramental desaparecido. Dependendo do tamanho da peça da Nissan e da ocupação da ferramentaria, pode levar de três a seis meses para que um substituto seja produzido.

Este é o segundo adiamento para o próximo modelo do Nissan Kicks, que originalmente deveria entrar em produção em dezembro de 2023. O pequeno Nissan inicialmente não passou nos testes de segurança de colisão, o que atrasou seu cronograma de produção em um mês e meio. Agora, espera-se que seja adiado para junho de 2024.

Esperado para crescer em tamanho e obter sistema AWD, o Nissan Kicks 2025 será maior e mais parecido com um SUV de verdade. Também pode receber a tecnologia híbrida e-Power da Nissan nos Estados Unuidos, que já está disponível em outros mercados. Aqui, o Kicks já é visto rodando em testes com a carroceria definitiva. Isso sinaliza que deve seguir o cronograma original e iniciar a produção em Resende (RJ) no ano que vem. Uma das mudanças esperadas é o uso do motor 1.0 turbo no lugar do 1.6 aspirado, que será produzido pela Renault em São José dos Pinhais (PR).


Compartilhe!
1716245470