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Os piores de 2016: a lista negra de Jeremy Clarkson

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Era inevitável em se tratando do polêmico Jeremy Clarkson. Lista dos “10 melhores” todos fazem, mas agora o antigo apresentador do “Top Gear” escolheu os 10 piores automóveis que dirigiu no último ano. Uma boa pauta para os jornalistas especializados brasileiros…

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A “lista negra” tem de tudo um pouco. A maior surpresa passa pela inclusão do Nissan GT-R Track Edition, um dos esportivos mais eficientes, rápidos e ágeis dos últimos tempos. Estranhamente, o carro não é do agrado de Jeremy Clarkson. “É terrivelmente desconfortável se você rodar muitos quilômetros com ele”, justifica o jornalista britânico.

Outro dos carros em que o apresentador britânico não economiza nas palavras (como, de resto, acontece com todos os demais carros da lista) é o i800 da Hyundai, um enorme monovolume para o qual Clarkson gasta seu seu sarcasmo britânico: “Prefiro usar um camelo no dia-a-dia”… Já sobre o Opel Astra Sri (Vauxhall, no Reino Unido), Clarkson explica que é um carro para quem precisa apenas de quatro rodas e um banco para se sentar”.

Confira a lista dos 10 piores carros dos últimos 12 meses para Jeremy Clarkson:

– Vauxhall/Opel Astra SRi Nav
– Infiniti Q30 Premium Tech
– Skoda Superb SE L Executive
– Zenos E10 S
– Renault Kadjar Signature Nav
– BMW X1 xDRIVE25d
– Seat León X-Perience SE Technology
– Nissan GT-R Track Edition
– Volkswagen Scirocco 2.0 TDi
– Hyundai i800

Os comentários de Clarkson, um a um:

Opel Astra SRi (1.6 Turbo de 200cv)

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“Houve um problema com o Vauxhall Astra SRi. Tive que avaliá-lo num fim de semana, mas na sexta-feira à noite, Richard Hammond disse-me que não tinha gostado da cor do Aston Martin Vanquish Volante que devia dirigir e foi para casa no seu próprio carro. Eu gostei da cor, e preferia muito mais a ideia de andar por aí num Aston conversível do que em um Vauxhall apressadinho. Fui anti-profissional, eu sei, mas já que eu estava com o Aston, decidi escrever sobre ele. Só que ainda precisava dizer qualquer coisa sobre o Vauxhall. Ele era vermelho e turbo e seria ótimo para qualquer um que precise de quatro rodas e de um lugar para se sentar enquanto se desloca. E agora acabou o espaço, o que até foi bom, porque eu não tenho mais nada para dizer sobre ele”.

Infiniti Q30 2.2d Premium Tech (Diesel 2.2 de 170cv)

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“A Infiniti nunca foi o exatamente um sucesso de vendas. Seus carros sempre foram meio chatos e vendidos para pessoas nos Estados Unidos que estão mais interessadas em comidas e no Menino Jesus do que interessadas em perceber que eles são apenas Datsun mais enfeitados.

O motor diesel de 2,2 litros do Q30 movimenta o carro e não parece ter muita sede de combustível, e isto é bom. Mas ele também soa como um navio quando está frio. É tão barulhento que precisa de tecnologia para abafar o ruído. Acho que, na verdade, o motor transforma diesel em som. Porque, com certeza, não transforma diesel em potência. E isto não é bom”.

Skoda Superb SE L Executive (2.0 TDi de 140cv)

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“O Skoda tem tanta alma quanto uma geladeira. É o tipo de carro que compraria por metro:
– Oi. Eu queria cinco metros e meio de carro, por favor.
– Certamente, Geoff. Deixa-me mostrar o Superb.
Quando se conduz o Superb, em nenhum momento pensa “argh”. Mas também não pensa “uau”. E isto não basta”.

Zenos E10 S (2.0 Turbo de 250cv)

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“Chama-se Zenos e é um esportivo ‘acústico’. Não tem portas, janelas, rádio, tapetes ou qualquer tipo de teto. Já encontrei lápis com mais equipamentos. Dá para perceber que a pista é o seu lugar. Na estrada, que foi onde passei mais tempo com ele, o barulho foi divertido por mais ou menos um minuto, depois deixou de ser divertido. O ronco que sai do escapamento é incrível, mas tudo o que se ouve é a válvula de alívio, que soa como um cara gordo que está utilizando um cano para descarregar na atmosfera os efeitos de um jantar particularmente generoso”.

Renault Kadjar dCi 130 Signature (1.6 dCi de 130cv)

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“Ninguém sonha com o dia em que vai comprar um Renault Kadjar. Ninguém vai passar horas no configurador do computador, vendo como ele ficaria pintado de laranja ou com rodas maiores. Ele nunca será visto em ‘Velozes e Furiosos’. Nunca será uma opção em Forza Motorsport. Nunca será um poster na parede do quarto de um garoto. Nunca haverá uma versão R para vencer corridas. Ele não oferece nada que te faria comprar, como um carro do Google, por exemplo. Ambos são ferramentas sem alma”.

BMW X1 xDrive25d

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“Suponho que, considerando tudo, o BMW X1 não é um mau carro. Não está sempre batendo nem explodindo. Se fosse um Kia ou um carro de uma daquelas marcas chinesas esquisitas, eu até diria que é muito bom. Mas como há um emblema que diz seu um BMW na traseira, e quanto se sabe o quanto um BMW pode ser bom, ficamos esperando algo melhor”.

Seat Leon X-Perience SE Technology (2.0 TDi de 150cv)

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“Desde que comecei a testar carros, há 31 anos, nunca tinha dirigido um Seat. A marca nunca ofereceu, e eu nunca pedi, porque não via sentido algum. O Seat Leon X-Perience SE Technology que me enviaram era facilmente o desperdício de metal, vidro e plástico mais desinteressante desde o fracassado Microsoft Kin. Qualquer tentativa de fazer uma manobra de baixa velocidade em segunda marcha vai fazer o carro morrer e parar, e as pessoas vão apontar para você e rir, e qualquer um vai se sentir um idiota. Estou grato pela Seat ter enviado este carro porque ele reforça todas as crenças que eu já tinha sobre os seus carros. Eles são uma perda de tempo”.

Nissan GT-R Track Edition (3.8V6, biturbo, 550 cv)

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“Hesito sempre em dizer que um carro é perigoso, porque isto pode dar problemas com a lei, mas este aqui chega muito perto. Em apenas uma hora, quase sofri dois acidentes por causa das mudanças de direção repentinas e inesperadas. Não há tolerância. Nenhuma. Ao passarmos por cima de uma tampa de esgoto fica-se com uma ideia de como será sofrer um acidente de avião”.

Volkswagen Scirocco 2.0 TDi 150cv

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“O meu primeiro carro foi um Volkswagen Scirocco. Todos sabem como é. Tivemos um relacionamento há 35 anos. Nos encontramos de novo, graças ao Facebook. E ela transformou-se num monstrengo. Ninguém quer isso na vida. Melhor manter um amor do passado na lembrança. Por razões que, sem dúvida, tem a ver com o urso polar, este motor a diesel precisa de várias aceleradas antes de sequer pensar em sair. E quando está andando, parece que alguma coisa está quebrada, porque simplesmente não há força suficiente. No geral, este carro não fez nada por mim a não ser me lembrar do quanto eu queria um Golf GTI”.

Hyundai i800 (2.5d com 135cv)

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“O Hyundai i800 é pior que aquele inseto que entra nos olhos das crianças. É pior que um cubículo numa base militar quando você está  prestes a sentir os efeitos de diarreia e vomito. É pior até do que experimentar roupas em lojas. Prefiro passar protetor solar nas costas do James May a ter que andar com um Hyundai i800. Nunca vou andar com um desses novamente. Mesmo que seja as três da manhã e esteja chovendo e eu só queira chegar em casa e isto seja o táxi. Prefiro dormir num banco de jardim e apanhar uma gripe”.


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