Paolo Stanzani, morreu o pai do Lamborghini Miura

Compartilhe!

A Lamborghini está de luto, lamentando a morte de Paolo Stanzani, um dos grandes responsáveis por transformar a marca de tratores numa marca de carros esportivos de estrondoso sucesso.

paolo-stanzani-lamborghini

Nascido no dia 20 de julho de 1936, Paulo Stanzani formou-se em engenharia mecânica na Universidade de Bolonha aos 25 anos de idade. Apenas cinco anos após ter terminado o curso, foi contratado pela Automobili Ferruccio Lamborghini, numa época em que a marca produzia modelos como o 350 GT, 400 GT e Islero.

Foi então que o jovem engenheiro -junto com Giampaolo Dallara e o desenhista Marcello Gandini- começou a trabalhar num modelo que marcou o mundo do automóvel até aos dias de hoje, influindo na forma como os superesportivos são pensados e produzidos: o Lamborghini Miura.

paulo-stanzani-lamborghini-4

Passados mais de 50 anos, o Lamborghini Miura continua inspirando toda a indústria automotiva. Mas a história continua. Apenas quatro anos depois de ter entrado para a Lamborghini, Stanzani assumiu as funções de diretor-geral e diretor-técnico da marca, substituindo Giampaolo Dallara,  e lançando modelos como o Espada, Miura SV, Urraco e Jarama. Mas mais importante ainda, foi o grande impulsionador do Lamborghini Countach.

A Lamborghini Miura inspirou diversos esportivos fora de série aqui no Brasil, nos anos 1970 e 1980, e o próprio nome Miura foi adotado como marca naqueles esportivos gaúchos que causaram furor nos anos 1980.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español