CarrosSlide

Picapes Chevrolet americanas: as melhores de todos os tempos

Compartilhe!

Se há uma coisa que todos sabem com absoluta certeza é que os Estados Unidos é um pais que venera as picapes. Por muitas décadas, praticamente desde o surgimento do automóvel moderno, aquele povo foi mimados pela possibilidade de escolha entre inúmeras opções proporcionadas pela Studebaker,Ford, Dodge e, é claro, Chevrolet. Houve um tempo não muito distante em que Ford e Chevrolet se empenhavam em manter a fidelidade da marca entre os consumidores, carro a carro, picape a picape. Mas infelizmente isso é algo que não veremos mais.

por Ricardo Caruso

Vamos contar a história do ponto de vista da Chevrolet, que até se esforçou no Brasil para ter destaque entre as picapes. A Chevrolet provou ser uma candidata bastante digna contra seus rivais estabelecidos em Detroit, e vem fabricando modelos de sucesso desde 1918 com o Chevrolet One-Ton. Com tanta experiência e tempo investido no aprimoramento das picapes Chevrolet, não há como negar que a General Motors criou algumas picapes que se destacaram; até uma luxuosa picape Cadillac foi oferecida. Por mais de 100 anos, a fabricante construiu modelos confiáveis, grandes cabines duplas, picapes familiares, versões esportivas de alto desempenho e muito mais.

A Chevrolet parece que gosta dessa brincadeira, e não dá sinais de parar -mesmo perdendo terreno entre os carros- e, em preparação para a era totalmente elétrica, a GM já anunciou a Silverado EV para combater modelos como Ford F-150 Lightning e Ram 1500 REV. Não há melhor momento para celebrar o legado das picapes Chevrolet, então aqui estão as 10 melhores picapes Chevrolet de todos os tempos, em nossa modesta opinião.

A Chevrolet Silverado EV 2024, nas ruas antes do badalado Tesla Cybertruck

Chevrolet C/K10 Series 1967

A picape foi criada em primeiro lugar para ser um “pau pra toda obra”, um veículo utilitário capaz de transportar cargas volumosas e pesadas, que o carro médio não conseguia. Se você queria ser um motorista diário com um pouco de luxo, uma dose de esportividade ou a praticidade para transportar uma família, então a picape não era exatamente o veículo indicado para você. Nesse caso, C indicava tração traseira, e K tração integral.

A C/K10 tentou mudar isso, sendo a primeira picape oferecida pela Chevrolet que focalizava mais no conforto e comodidade oferecidos numa picape que costumava ser modelo voltado para o trabalho. Graças ao seu novo foco em dirigibilidade, confiabilidade e o luxo geralmente encontrado apenas nos sedãs da época, o C/K10 se tornou um sucesso imediato! A Chevrolet conseguiu vender milhares delas aos consumidores, deixando os executivos da Ford preocupados sobre os motivos que levava as pessoas a querer um pouco de conforto em um utilitário.

Chevrolet SSR 2003

A Chevrolet SSR (Super Sport Roadster) é, sem dúvida, a mais especial lançada pela marca em todos os tempos. Tem quem ame, tem quem odeie esta picape conversível com teto retrátil fabricada entre 2003 e 2006.

Os modelos de 2003 e 2004 usavam o Vortec 5.3V8. O desempenho registrava 7,7 segundos para o 0-100 km/h. A SSR 2005 usou o motor 6.0V8 LS2, o mesmo do Corvette C6, Trailblazer SS e Pontiac GTO, e também ofereceu uma opção de transmissão manual, a caxa de câmbio Tremec de seis velocidades, pela primeira vez.

Para o ano-modelo 2005, o motor LS2 apresentou pequenas modificações que aumentaram sua potência para 390 cv (395 e 400 cv para 2006). O desempenho melhorou drasticamente com o LS2; a versão manual de seis marchas acelerava de zero a 100 km/h em 5,3 segundos. O visual estilizado da SSR foi inspirado nas picapes da série Advance Design da Chevrolet do final dos anos 1940, em particular as picapes de 1947 a 1955. O modelo usava a plataforma GM368 específica para ele, e o teto rígido retrátil de aço foi projeto da Karmann.

A SSR final, uma unidade preta e prata ( com VIN 1GCES14H06B126138), foi produzida em 17 de março de 2006.  A Chevrolet afirma que 24.150 SSR -também chamada de “Corvette picape”- foram produzidos no total. Desse total da produção, 24.112 estavam disponíveis para venda ao público.

Chevrolet Halt-Ton 1938

A verdadeira definição de estilo na ápoca, a Half-Ton (Meia tonelada) captura perfeitamente a vibração e o estilo das artes tão predominantes em meados dos anos 1900. A Half-Ton chegou em um momento em que a Chevrolet tinha acabado de formar uma nova equipe de desenho, que premiou a picape com para-lamas suaves e arredondados, grade bastante elegante e alguns detalhes “modernos”, tudo complementado pelas obras do departamento de Arte e Cor da marca.

No lançamento, a pequena picape custava míseros US$ 592 e oferecia 78 cv de potência potência máxima em seu motor de seis cilindros em linha e 3.500 cm3. A Half-Ton, mesmo custando barato, era confiável e cumpria bem as funções pretendidas. Hoje em dia, ainda é tão bonita quw parece saído direto de um filme de Hollywood.

Chevrolet 454 SS 1990

Agora vamos falar de coisas emocionantes! Se você tem o mínimo conhecimento da Chevrolet, sabe que a plaqueta de identificação SS (Super Sport para uns, Separated Seats para outros) não é apenas um nível médio de acabamento. Ele foi reservado apenas para os veículos mais focados no desempenho da Chevrolet, e o 454 SS certamente fez justiça ao nome. Oferecendo um big block 454V8, a picape Chevrolet enviava 230 cv de potência máxima para as rodas traseiras, consolidando seu status de muscle car na carroceria de um caminhãozinho. Algumas chegaram ao Brasil, bem poucas, e eram uma delícia de serem aceleradas, destracionando como se deve e abrindo buracos no asfalto.

Apesar de seu poder e apelo, essa 454 era bastante pequeno e simples no desenho. Não oferecia nenhum recurso particularmente chamativo, o carro em si não era complexo e ainda conseguia servir seu propósito de utilitário. Esta picape Chevrolet foi feita em tiragem limitada e era a opção perfeita para o motorista que precisava do espaço de uma picape e ficava arrepiado com o apelo de um muscle car. Era o melhor exemplo do tempo em que homens eram homens e carros eram carros…

Chevrolet 3100 1947

Em tempo de inovação do pós-guerra e de realmente intensificar o estilo das picapes Chevrolet, a 3100 abandonou a grade vertical e optou por uma grade horizontal de cinco barras mais limpa e moderna na época. A marca já havia começado a entender que a picape Chevrolet não era mais apenas um utilitário, mas sim um modelo também apto ao trabalho. Este modelo fez muito sucesso no Brasil.

Além do desenho mais elegante e imponente da 3100, ele agora incluía mais recursos para melhorar a qualidade de quem estava a bordo, com mais conforto e melhor dirigibilidade, detalhes que levariaa a marca ao sucesso mais tarde. A picape Chevrolet incluía um assento extra para transportar mais ocupantes, um rádio embutido no painel e sistema de aquecimento/desembaçador.

Chevrolet El Camino 1959

Uma picape Chevrolet digna de frequentar as lanchonetes no sábado a noite, esta geração da El Camino tentou capturar a elegância e as linhas fluidas dos lowriders dos anos 1950/196060. Desenvolvida para enfrentar a Ford Ranchero, a El Camino oferecia ótima dirigibilidade em estrada e a sensação de dirigir um sedã. Afinal, derivada de um.

Embora bastante chamativa, o El Camino permaneceu funcional. A caçamba plana oferecia toda a capacidade necessária para transportar cargas e podia puxar reboques quando necessário. O veículo foi a ideia da Chevrolet de “meio carro, meio picape”, uma fórmula que foi bem recebida na época, mas que morreria nos Estados Unidos nos anos 1970.

Chevrolet Silverado HD ZR2 2024

Estamos em 2023, e a Chevrolet vem aperfeiçoando o estilo de suas picape há décadass. Hoje, a Chevrolet sabe que sua clientela na América do Norte está em busca de modelos confiáveis, capazes, rápidos e fáceis de conviver no dia a dia. No Brasil, diferente, as picapes de todas as marcas apenas servem para massagear o ego exibicionista dos “agroboys”, que encaram até as VW Amarok para satisfazer essa vaidade. A Silverado, sucessora da linha C/K da marca, pegou tudo o que a Chevrolet aprendeu em mais de 100 anos sobre o mercado de picapes e a comprimiu em um modelo que tinha algo para atender a todos os gostos, incluindo uma versão ZR2 da Silverado Heavy Duty.

Esta versão de 2023 oferece todas as características e conforto que qualquer um esperaria de um carro normal, mas o que realmente torna esta ZR2 em particular, é o seu motor e capacidade off-road. Esta geração da Silverado é a primeira versão HD a usar a plaqueta de identificação ZR2. Enquanto a leve Silverado ZR2 gera 420 cv de potência, a HD traz até 470 cv e 97 mkgf de torque, vindos de um motor 6.8V6 diesel biturbo.

Chevrolet El Camino SS 1970

Apostamos que você nunca ouviu falar desta picape, a El Camino SS, que é possivelmente um dos Chevrolet mais notáveis e interessantes de todos os tempos. Essencialmente, o El Camino SS pode ser resumido como um Chevelle com porta-malas gigantesco e dois lugares, inclusive compartilhava a plataforma com o sedã. Com um motor 6.8V8 sob o capô, por exemplo, e potência de 350 ou 375 cv – dependendo se estava equipada com o o L34 ou L78, você tinha a garantia da diversão de um muscle car.

Embora a El Camino SS parecesse uma “picape de shopping center” com faixas e cromados,, na verdade era surpreendentemente capaz. Capaz de transportar grandes volumes e permanecer tranquila nas ruas e estradas, com dirigibilidade estável. Esta picape Chevrolet era realmente muito equilibrada.

Chevrolet Silverado 1500 Centennial Edition 2018

Impossível não se apaixonar por uma picape de série limitada. E a Silverado certamente foi uma picape que vale a pena ser lembrada. A Centennial Edition foi criada para celebrar as picapes do passado e marcou os 100 anos desde que a primeira picape Chevrolet, a One-Ton, chegou às ruas.

Embora fosse basicamente uma Silverado 1500 normal, este acabamento especial em particular incluía a cor exclusiva “Blue Steel”, “gravatinhas” vintage na frente e na traseira e emblema do 100º aniversário nas portas dianteiras. Debaixo do capô ostentava 420 cv do já bem-sucedido 2.8V6. Uma forma de agradecimento perfeita para as picapes Chevrolet que vieram antes dela.

2023 Chevrolet Colorado ZR2

OAChevrolet Colorado é o “irmã ” menor da linha de picapes Chevrolet (é a evolução da nossa S10), permitindo que a Silverado, faça todo o trabalho pesado extra. A Colorado, no entanto, atende mais ao homem ou à mulher da família, que precisa de uma picape menor para dirigir na cidade. Algo que a Montana tenta fazer por aqui,

Não confunda o tamanho menor da Colorado com a falta de capacidade; a picape oferece tudo o que você pode precisar para fazer o seu transporte e condução diária. Enquanto alguns concessionários destacam a potência extra, até mesmo o ZR2 padrão é algo a ser observado, com sua suspensão off-road Multimatic e 310 cv, tornando-a apta para enfrentar trilhas. Em termos de tamanho e potência, este pode ser apenas o ponto ideal de equilíbrio em termos de picapes Chevrolet.

Chevrolet Silverado 1500 EV 2024

Resposta da Chevrolet para a Ford F-150 Lightning e Ram 1500 REV, a Silverado EV será a primeira picape elétrico de produção da marca. A caminho de ser lançada em 2024, a Silverado EV enfrentará forte concorrência, mas deve atrair os fiéis fãs da Chevrolet com seu estilo arrojado e forte mistura de conforto e conveniência, além de uma notável capacidade de reboque.

Deixando todo o material EV de lado, a Silverado EV conseguirá acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Isso graças aos 754 cv na torneira e um valor de torque máximo de 104 mkgf. O carregamento regular também não deve ser um incômodo; com a Chevrolet anunciando autonomia de mais de 600 km, permitindo viagens semanais sem a preocupação constante de a bateria “acabar” (e se isso acontecer, a Chevrolet oferecerá um carregador doméstico integrado.


Compartilhe!
1719199697