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Pode isso, Arnaldo? VW vendeu carros de pré-produção

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Aconteceu na Europa. A Volkswagen vendeu milhares de carros de pré-produção, e não podia ter feito isso. Assim, um potencial novo escândalo pode se abater sobre o gigante alemão, desta vez envolvendo a venda de carros de pré-produção.

As consequências do Dieselgate ainda estão no ar, mas surge outro problema no horizonte para a empresa alemã. Em notícia publicada pelo “Der Spiegel”, a Volkswagen vendeu como usados 6.700 carros de pré-produção entre 2006 e 2018. Mas, como é que isso pode ser um problema?

Carros de pré-produção são, basicamente, carros de teste, mas também são usados como veículos de exposição em Salões, ou nas apresentações aos jornalistas especializados. A sua função é de verificação qualitativa, tanto do veículo como da própria linha de produção, o que pode levar a mudanças de componentes ou na própria linha de montagem , antes de se iniciar a produção em série propriamente dita.

Devido ao seu propósito -testes, ajustes da linha de montagem, checagem e avaliação- os carros de pré-produção não podem ser vendidos a clientes finais, pois correm o risco de apresentar o mais variado tipo de problemas, sejam de qualidade ou até outros mais graves, e por isso não costumam ser homologados pelas entidades reguladoras.

O Der Spiegel afirmou que uma auditoria interna determinou a existência de 9000 unidades com “status de fabricação não especificado”, montadas entre 2010 e 2015; a publicação alemã eleva esse número para 17 mil unidades experimentais (pré-produção) construídas, mas entre 2006 e 2015.

A Volkswagen admite que são no total 6700 carros de pré-produção que foram vendidos entre 2006 e 2018, sendo 4000 veículos comercializados na Alemanha e os restantes em outros países europeus e também nos Estados Unidos.

A Volkswagen informou o caso em setembro passado à KBA —a autoridade federal de transportes alemã—, com esta ordenando o recolhimento obrigatório dos veículos. Estes, no entanto, não deverão ser reparados. Como alguns destes veículos podem diferir dos produzidos posteriormente em série, a Volkswagen propõe recomprá-los e retirá-los do mercado.Apenas veículos da marca Volkswagen parecem estar envolvidos, não havendo referência a nenhuma das restantes marcas do Grupo alemão.

As autoridades discutem agora como lidar com o assunto. A Volkswagen alega que carros de pré-produção podem ser vendidos, mas têm de ser autorizados a isso e os compradores devem estar cientes do que estão adquirindo, com o veredito final podendo resultar numa multa de milhares de dólares por cada unidade afetada.


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