Classic CarsSlide

Protótipo do Corvette 1955 vai ser vendido

Compartilhe!

Um pedaço da história da General Motors vai a leilão. O protótipo com a proposta de um facelift feito em 1954 para o Chevrolet Corvette de 1955 será vendido no evento “Monterey Car Week”, da Gooding & Company, marcado para os dias 18 a 19 de agosto.

por Ricardo Caruso

Este carro remonta aos primórdios do Corvette, que foi lançado em 1953. De acordo com a listagem do leilão, ele começou sua encarnação nesta vida como um dos aproximadamente 15 carros de exibição construídos à mão antes do início da produção efetiva do Corvette em 1953. Usados para testes e aparições nos shows do Motorama, da General Motors, esses carros não receberam números de identificação de veículos convencionais (VIN), em vez disso, receberam uma designação S.O. (Shop Order, algo como “pedido de loja”).

O carro que será leiloado leva o número de série S.O. 2151, que o marca como o protótipo de uma proposta de atualização do Corvette para o ano-modelo 1955. O carro foi enviado na época para o departamento de design da GM, então supervisionado pelo lendário chefe de desenhistas Harley Earl, onde recebeu uma série de ajustes de estilo, incluindo uma tomada de ar não funcional no capô, saídas de ar nos para-lamas dianteiros, uma grade inspirada na do Bel Air 1955, ponteiras de escapamento com de saídas no para-choque traseiro e uma nova tampa do porta-malas, baseada no conceito fastback Corvette Corvair.

Um indício de que este carro foi usado para experimentar novas ideias de desenho é a colocação do letreiro “Corvette” nas portas, de ul lado posicionado alto, e do outro lado baixo, para comparação. Os designers também adicionaram um grande “V” dourado à letra “V” do nome do carro, para indicar que o Corvette 1955 estaria disponível com motor V8, fornecendo mais potência e diversão do que os motores de seis cilindros em linha, usados nos dois primeiros anos de modelo. O S.O. 2151 também foi pintado em “Bermuda Green”, uma cor de produção da GM da época.

A carroceria completa foi montada em um chassi Corvette 1954 equipado com um motor experimental. O protótipo do projeto foi oficialmente concluído em 30 de julho de 1954, de acordo com uma etiqueta rebitada dentro do compartimento do motor.

O facelift proposto para o Corvette 1955 nunca aconteceu, no entanto. Preocupada com a concorrência do Ford Thunderbird, a direção da GM decidiu adiar as mudanças. Além da opção V8, o Corvette de produção de 1955 acabou continuando semelhante ao modelo de 1954, mas para 1956 o Chevrolet deu ao Corvette uma carroceria completamente nova.

O S.O. 2151 escapou do destino da maioria dos protótipos de estudo de desenho da GM, sobrevivendo intacto em mãos privadas. Como ele saiu da GM e foi parar na mão de colecionadores, ninguém sabe, mas o Corvette foi preservado por uma série de proprietários e ganhou uma restauração que consumiu 1.800 horas de trabalho para retornar ao mesmo glorioso estado de 1954.

Este preciosa parte da história do Corvette não será barata. A Gooding & Company espera que a S.O. 2151 seja vendido por algo entre US$ 1,5 milhão a US$ 2 milhões no leilão. Preço justo para o Santo Graal dos Corvette…


Compartilhe!