Última hora

Quem dirige Audi, BMW e Mercedes é idiota, garante estudo

Compartilhe!

Uma nova pesquisa do “Journal of International Psychology”, da Finlândia, aponta que os motoristas de carros de luxo têm maior probabilidade de se comportarem como idiotas.

Um novo estudo realizado pelo “Journal of International Psychology” constatou que muitos proprietários de carros de luxo são na verdade grandes idiotas. “As respostas obtidas foram inequívocas: homens egocêntricos, teimosos, desagradáveis ​​e antipáticos têm maior probabilidade de serem donos de carros de luxo, como Audi, BMW ou Mercedes”, afirmaram os pesquisadores em comunicado.

O estudo considerou 1.892 finlandeses proprietários de carros e também analisou os seus tipos de personalidade –ideia inspirada pela observação do principal pesquisador, Jan-Erik Lönnqvist, que afirmou que os motoristas “provavelmente passariam o sinal vermelho, não cederiam a passagem a pedestres e geralmente conduziriam seus veículos de forma imprudente e muito rápida– normalmente usuários de carros alemães de luxo”, como BMW, Mercedes e Audi.

O pesquisador sabia que estudos anteriores tinham concluído que os motoristas de carros de luxo tinham maior probabilidade de ignorar as regras de trânsito e dirigir “sem ética”, mas não estava claro o porquê: estaria a riqueza corrompendo o seu comportamento?

Lönnqvist, professor de psicologia social da Universidade de Helsinque, quis então saber que tipo de personalidade têm os proprietários e motoristas que possuem esses carros de luxo. E descobriu que homens menos cooperativos, menos amáveis e menos atenciosos costumam dirigir carros de luxo. “As mesmas características também explicam porque essas pessoas violam as regras de trânsito com mais frequência do que as outras”, revelou Lönnqvist. O pesquisador não encontrou, no entanto, nenhuma correlação entre mulheres egocêntricas e seus carros de luxo.

Esse assunto é antigo e rende memes e piadas há tempos...

Mas não se pense que todos os motoristas de carros e luxo são uns completos idiotas: o estudo indicou ainda que homens e mulheres conscientes –pessoas organizadas, ambiciosas, respeitáveis ​​e geralmente cooperativas– também são proprietários frequentes de carros de luxo. Lönnqvist explica que, neste caso, a escolha do modelo de automóvel reflete mais a vontade de agradar e transmitir uma imagem positiva e de status do que propriamente a personalidade do proprietário.


Compartilhe!