Renault 5 vai reencarnar elétrico e de baixo custo

Compartilhe!

A Renault confirmou que vai criar uma nova versão do popular Renault 5, agora como um “hatch” elétrico. O lançamento faz parte da estratégia global da marca francesa, apresentada globalmente, trabalho este que prevê que, em 2025, 30% das vendas da Renault serão de veículos elétricos.

por Marcos Cesar Silva

Renault R5 Prototype

O conceito do novo Renault 5 vai buscar inspiração no modelo que é antecessor do Clio, que foi produzido entre 1972 e 1996, e será um dos 14 novos modelos –incluindo sete exclusivamente elétricos– que a Renault vai lançar até 2025. Embora não haja confirmação, pode juntar-se a este modelo uma versão do Renault 4.

A ideia do Renault 5 é a de um modelo exclusivamente elétrico, com um desenho repleto de referências que remetem para as várias gerações do 5 original, incluindo as versões Supercinq e R5 Turbo. No entanto, estas referências não impedem que este seja um modelo com visual futurista, ligado à mobilidade elétrica. 

Não são ainda conhecidas datas possíveis para entrada deste modelo em produção, nem tão pouco as especificações previstas.

O Renault 5 original foi lançado em 1972 com o objetivo de preencher o espaço existente no mercado francês entre o Renault 4 e o Citroën 2CV. A ideia da marca era desenvolver um carro pequeno, que pudesse atingir a maioria das necessidades dos compradores de automóveis na França.

O Renault 5 original.

O carrinho acabou por se transformar num grande sucesso, sendo um dos mais vendidos do mundo em 1980.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español