Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Renault 5 vai reencarnar elétrico e de baixo custo

Compartilhe!

A Renault confirmou que vai criar uma nova versão do popular Renault 5, agora como um “hatch” elétrico. O lançamento faz parte da estratégia global da marca francesa, apresentada globalmente, trabalho este que prevê que, em 2025, 30% das vendas da Renault serão de veículos elétricos.

por Marcos Cesar Silva

Renault R5 Prototype

O conceito do novo Renault 5 vai buscar inspiração no modelo que é antecessor do Clio, que foi produzido entre 1972 e 1996, e será um dos 14 novos modelos –incluindo sete exclusivamente elétricos– que a Renault vai lançar até 2025. Embora não haja confirmação, pode juntar-se a este modelo uma versão do Renault 4.

A ideia do Renault 5 é a de um modelo exclusivamente elétrico, com um desenho repleto de referências que remetem para as várias gerações do 5 original, incluindo as versões Supercinq e R5 Turbo. No entanto, estas referências não impedem que este seja um modelo com visual futurista, ligado à mobilidade elétrica. 

Não são ainda conhecidas datas possíveis para entrada deste modelo em produção, nem tão pouco as especificações previstas.

O Renault 5 original foi lançado em 1972 com o objetivo de preencher o espaço existente no mercado francês entre o Renault 4 e o Citroën 2CV. A ideia da marca era desenvolver um carro pequeno, que pudesse atingir a maioria das necessidades dos compradores de automóveis na França.

O Renault 5 original.

O carrinho acabou por se transformar num grande sucesso, sendo um dos mais vendidos do mundo em 1980.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español