Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Sbarro Super Eight 1984: estranho e feio, mas com motor Ferrari

Compartilhe!

A Sbarro é uma empresa suíça, fundada em 1971 por Franco Sbarro e, ao longo dos seus muitos anos de atividade, tem produzido automóveis completamente “anormais”. Inicialmente, o principal foco era a produção de réplicas de modelos históricos, como Lola T70, BMW 328, Ford GT40, Bugatti Royale ou Mercedes-Benz 540K.

Com o “know how” aduirido e o passar do tempo, começou a produzir os seus próprios automóveis, sempre em pequena escala e, na grande maioria, com bastante potência e tecnologia.



Em 1984, a Sbarro produziu um exemplar batizado de Super Eight, apresentando no Salão de Genebra daquele ano. Este modelo seguiu o estilo do Super Twelve apresentado em 1981, mas, ao contrário do ST, que utilizava dois motores Kawasaki de seis cilindros, o Super Eight usava motor 3.0V8, da Ferrari 308, montado na traseira e com a caixa de câmbio de cinco marchas do modelo italiano. Um hot hatch fantástico, apesar do desenho estranho.

O motor do Super Eight tem 260 cv, e a potência é transmitida para as rodas traseiras. Apesar da potência ser maior que a do Super Twelve, o Super Eight é automóvel, gigamos, mais civilizado. Pouco conhecido no mundo automotivo, o Super Eight está no grupo restrito dos hatchs de motor central, que nasceram nos anos 1980 para homologação do Grupo B do mundial de rali.

A qualidade do acabamento do interior surpreende, pois foi feito seguindo visual e de materiais no padrão Ferrari, com apenas dois bancos. Abrindo o vidro traseiro, temos acesso a uma área toda revestida de carpete e ao estepe, que fica exposto. É também por ali que se tem acesso ao motor, montado transversal. Na frente, há um pequeno espaço para bagagem.

Este único Sbarro Super Eight produzido de vez em quando aparece à venda. Há dois anos foi vendido por cerca de US$ 80 mil. Agora , está à venda na loja Speed8 Classics, na Bélgica, com documentos holandeses e apenas 27.243km; a empresa garante que foi submetido recentemente a uma extensa revisão. O preço agora é de US$ 170 mil…


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español