Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Renault: todas as (boas) novidades do Captur 1.3 TCe 2022

Compartilhe!

A Renault apresentou o Captur 2022 no Brasil. O SUV, produzido em São José Pinhais (PR), recebeu extensas atualizações, as maiores desde seu lançamento aqui, em 2016. A principal novidade é o motor 1.3 turbo,flex, de 170 cv de potência máxima e 27,5 mkgf de torque; é o maior torque máximo do segmento, segundo a própria Renault. Os preços são altos, mas alinhados com o praticado no mercado brasileiro (onde tudo é caro…), entre R$ 124,5 mil e R$ 138,5 mil. Com isso, o novo Captur 2022 chega posicionado acima do Duster, com preços próximos das versões de entrada do Compass e Corolla Cross.

por Ricardo Caruso

Debaixo do capô, a grande novidade do SUV para 2022. O novo motor é uma pequena obra de arte: 1.3 16V turbo,flex com injeção direta de combustível, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Tem 162 cv com gasolina, 170 cv com etanol e sempre o torque máximo de 27,5 mkgf, qualquer que seja o combustível.

chave cartão captur

A aceleração de zero a 100 km/h é feita em bons 9,5 segundos com gasolina e 9,2 segundos com etanol, e a velocidade máxima é de 190 km/h, com gasolina ou etanol, segundo a Renault.

Renault-duster-4x4

O Captur 2022 traz ainda mudanças de meio ciclo de vida no visual e melhorias no interior, em especial nos materiais de acabamento. Não parece, mas a dianteira mudou, agora com faróis full-LED na versão mais cara, para-choque com entrada de ar inferior nova, grade alguma coisa mais larga e contornos cromados e novas rodas aro 17 polegadas. Na traseira, tudo igual, exceto a moldura da luz de placa pintada na cor da carroceria.

Alt Image C29

No interior do Captur, até agora um pouco simples demais no acabamento, há aplicação de novos materiais, detalhes em black piano e cromados emoldurando as saídas de ar do painel e sistema multimídia. O apoio de braço está integrado ao redesenhado console.

GALERIA DE FOTOS

Destaque para a nova central com multimídia, com tela de 8 polegadas e acesso ao Apple CarPlay e Android Auto, e ainda integrando o sistema Multiview, com quatro câmeras (muito bom para matar seu cunhado de inveja). Na traseira, duas tomadas USB para carregamento de itens eletrônicos. O volante foi redesenhado e traz os comandos do “cruise control” (piloto automático). Útil é o sensor de ponto cego nos retrovisores.

zoe-branco

E mais novidades: a partida do motor pode ser feita a distância, graças à nova nova chave “hands free”, que permite ainda acionar a climatização do interior antes mesmo de acessar o Captur. Para a versão top de linha, a Iconic, o novo Captur é equipado com sistema de som que dispensa apresentações: Bose, com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo.

O porta-malas tem 437 litros de capacidade, o tanque de combustível aceita 50 litros e o peso é de 1.366 kg.

O consumo de combustível segundo a Renault é de 12 km/litro na estrada e 11,1 km/l na cidade (com gasolina, claro). Abastecido com etanol, as médias são de 8,3 km/l na estrada e 7,5 km/l no ciclo urbano. O câmbio, nas três versões (Zen, Intense e Iconic) é sempre automático do tipo CVT, com oito marchas simuladas. A tração é dianteira.

Renault Captur 2022 – Itens de série

Captur Zen 1.3 TCe (R$ 124.490) – multimídia Easylink 8 polegadas com conexão de smartphones a Android Auto e Apple Carplay, volante com comandos integrados e ajustes de distânia e altura, quatro airbags (dois dianteiros e dois nas laterais), câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), assistente de partida em rampa (HSA), luzes diurnas com LED (DRL), sensor de pressão dos pneus, chave-cartão, Start&Stop e cruise control com limitador de velocidade.

Captur Intense 1.3 TCe (R$ 129.490) – acrescenta ao Zen: ar-condicionado automático, farol de neblina com LED e função “cornering”, sensor crepuscular, sensor de chuva, duas tomadas USB para o banco traseiro e função “Follow me home”.

Captur Iconic 1.3 TCe (R$ 138.490) – acrescenta ao Intense: faróis com tecnologia full LED; sistema de som BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo; sensor de ponto-cego; sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras e sistema de partida remota do motor.

Exterior do CAPTUR


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español