Ressuscitado em 2016, Ford GT está com os dias contados

Compartilhe!

facebook sharing button

Lançada em 2016, como forma de comemorar a primeira vitória do GT40 na “24 Horas de Le Mans”, a atual geração do Ford GT subiu no telhado: deixará de ser produzida em dezembro próximo. O superesportivo da Ford, nascido para a competição, despede-se com a certeza de ter dado sequência a uma história de sucesso.

por Ricardo Caruso

Com um início de carreira fulminante, tendo vencido Le Mans, competição para a qual foi concebido no seu primeiro ano de existência, o atual Ford GT deixará de ser produzido no final de 2022. Esta geração do esportivo americano foi lançada em 2016 e ganhou, logo no primeiro ano, a “24 Horas de Le Mans”, com os pilotos Sébastien Bourdais, Joey Hand e Dirk Müller ao volante. Em 3º lugar, ficou outro Ford GT, numa corrida que reacendeu a rivalidade entre a Ferrari e a Ford.

Ver a imagem de origem

O Ford GT entra, agora, na fase final de produção das últimas 250 unidades, antes da sua efetiva despedida. Quando isso acontecer, a Multimatic, empresa canadense que fabrica o superesportivo para a Ford, terá concluído a produção total de 1350 unidades do modelo.

Ver a imagem de origem

A carreira do GT40 (cujo nome se devia à altura do modelo, 40 polegadas) que deu origem à série começou a ser escrita quando a Ford, impressionada pelo grande sucesso da Ferrari em Le Mans, nos anos 1950 e 1960, tentou comprar o fabricante italiano. A negociação quase deu certo, mas não aconteceu, e depois disso a Ford fez tudo o que estava ao seu alcance para conseguir bater a Ferrari nas pistas.

Ver a imagem de origem

Após anos de trabalho intenso e de um início pouco promissor, a Ford conseguiu finalmente superar a Ferrari e consolidar-se como verdadeira lenda em Le Mans, com a ajuda de talentos como Carol Shelby, Ken Miles, Bruce McLaren ou Mario Andretti.

O Ford GT Heritage Edition
O Ford GT Heritage Edition

O GT40 conseguiu ainda ganhar as edições de 1967, 1968 e 1969, mesmo tendo sido obrigado nos dois últimos anos a abandonar o motor V8 de 7 litros com que contava originalmente.

Ver a imagem de origem

Ainda não há informação sobre uma possível nova geração do modelo.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español